/
/
O modelo de inovação aberta da TECNISA

O modelo de inovação aberta da TECNISA

A Tecnisa utiliza sessões de encontros rápidos para se aproximar de startups e aumentar a capacidade de inovar. Conheça a iniciativa

A cena empreendedora brasileira está em grande movimento. Cada vez mais players surgem para tornar o Brasil um solo fértil para novos negócios. Todas as empresas do mercado ganham com essa ascensão – e é cada vez mais natural encontrarmos organizações que buscam parcerias para lapidar e analisar seus próprios modelos de atuação. Há sete anos, uma grande companhia brasileira percebeu a importância de buscar conhecimento fora de sua estrutura, visando uma cultura de compartilhamento e troca de ideias, tão saudável para sua própria inovação. Foi neste momento que nasceu o Fast Dating da Tecnisa.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

A iniciativa nada mais é do que uma forma de a organização encontrar novos parceiros. Todo tipo de empresa ou empreendedor pode participar de uma reunião do Fast Dating para apresentar projetos, ideias ou soluções que tenham ligação com o negócio da Tecnisa. Desde o RH até o marketing, qualquer área pode ser a protagonista da inovação.

“Sempre fomos abertos a receber startups e empresas com negócios diferenciados”, conta Romeo Busarello, diretor de marketing e ambientes digitais da marca. “A demanda foi crescendo e percebemos a necessidade de ter uma estrutura organizada para receber e atender essas empresas”.

Compartilhamento de ideias

Seu funcionamento é bastante simples: as empresas interessadas se reúnem com os principais líderes da empresa e têm 10 minutos para fazer seu pitch. Se a ideia estiver alinhada com o momento da empresa, o empreendedor recebe o convite para um novo encontro. A inspiração para esse modelo surgiu em 2010. “Após assistirmos uma apresentação do José Claudio Terra sobre o modelo de inovação aberta da Toyota, desenhamos o modelo do nosso programa. Iniciamos as primeiras captações por meio das redes sociais e links patrocinados”, relembra Busarello.

Além de trabalhar a inovação sob o conceito de cocriação, a ideia da Tecnisa é tornar-se um cliente-anjo de seus parceiros. Diferente de um modelo voltado à aceleração de negócios, a companhia não tem a intenção de fazer parte do modelo do empreendedor ou ter parte da empresa. O foco é auxiliar na sustentabilidade desses negócios como um cliente.

“O mais interessante dessa iniciativa é que a Tecnisa gera trabalho, que é tudo o que uma startup quer. Mais do que conselhos e apoios, o importante é ter um cliente que consome o seu serviço, pois contribui para o crescimento da empresa”, destaca João Paulo Camargo, CEO da EuEntrego, parceira de logística da companhia desde 2016.

Inovação de dentro para fora

Para a Tecnisa, o conceito de inovação é trabalhado durante o dia a dia de todas as áreas. Por isso, não existe um área específica na empresa que olhe apenas para esse assunto. Os parceiros do Fast Dating vêm para somar nessa estrutura, colocando novos olhares sobre o modelo de negócio.

As sessões de pitch são abertas para todos os funcionários da companhia que queiram acompanhar e avaliar as ideias trazidas. “Durante esses sete anos, vimos muitos empreendedores e temos visto um grande amadurecimento desse ecossistema. No início, muitas empresas não sabiam como começar e hoje esse grupo está mais preparado”, conta o executivo. Muitas startups que hoje ganham destaque no mercado já passaram pelo Fast Dating. Empresas como PiniOn, Construct Software Limitada e BYND estão entre os 43 nomes que já fecharam negócio com a Tecnisa.

É importante lembrar que a empresa não busca apenas empresas já formadas. Uma das parceiras da empresa é uma empreendedora individual, que apresentou uma proposta consistente para auxiliar a marca em diversos projetos. As oportunidades não têm um modelo certo a ser seguido. Para os interessados, é possível inscrever-se diretamente pelo site da empresa. Conheça a iniciativa!

Infográfico: Fernanda Pelinzon | Grupo Padrão

*Consumidor Moderno em colaboração com a Tecnisa

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]