/
/
Moda circular: responsabilidade das empresas e o comportamento do consumidor

Moda circular: responsabilidade das empresas e o comportamento do consumidor

A moda consciente e sustentável questiona a forma com a qual as nossas roupas são feitas, usadas e reutilizadas. Conheça o conceito e iniciativas

A indústria da moda tem enfrentado sérios problemas ambientais. Uso inadequado de água, energia e químicos na produção de fibras, por exemplo, devem ser repensados para que se fomente um novo caminho para esse tipo de indústria.

Muitas empresas do setor já têm assumido compromissos importantes em seu negócio em prol de uma moda mais sustentável, a chamada MODA CIRCULAR. O conceito foi usado pela primeira vez na primavera de 2014 – época em que o tema estava presente nas pautas das agendas políticas e ambientais na Europa.

Um dos atores foi Anna Brismar, chefe e dona da empresa de consultoria sueca Green Strategy, em um projeto para organizar um evento de moda sustentável no centro de Estocolmo. Outro ator que inicialmente usou o termo “moda circular” foi a H&M, especificamente a equipe de sustentabilidade na sede em Estocolmo.

O conceito de moda circular se baseia nos principais princípios da economia circular e do desenvolvimento sustentável e se relaciona com a indústria da moda. A partir de princípios-chave, a moda circular diz respeito ao ciclo de vida de um produto, do design e do sourcing, à produção, transporte, armazenamento, comercialização e venda, bem como a fase de usuário e o fim de vida do produto.

A moda consciente e sustentável questiona a forma com a qual as nossas roupas são feitas, usadas e reutilizadas. Margarida Lunetta, gerente de transformação circular do Instituto C&A, conta iniciativas da empresa em prol desse novo modelo de pensar o negócio.

“Queremos ver o setor mudar na prática e fundamentalmente o modo tradicional de fazer negócios, e caminhar para novas formas de gerar valor para consumidores, empregados, acionistas, comunidades e meio ambiente. O trabalho do Fashion for Good – primeiro centro de inovação focado em economia circular – reúne marcas, produtores, varejistas, fornecedores, organizações sem fins lucrativos, inovadores e financiadores em torno de um objetivo comum de repensar a forma como se produz e consume moda”, comenta a executiva.

Ações em prol da moda circular
  • Ter o máximo de conhecimento sobre a cadeia de suprimentos;
  • Ser transparente e exigir transparência dos fornecedores;
  • Formar parcerias de longo prazo com fornecedores para que possam trabalhar juntos em melhorias;
  • Fazer escolhas inteligentes e sustentáveis de matérias-primas;
  • Trabalhar em colaboração com outras marcas e empresas;
  • Ser inovador em suas escolhas (materiais, embalagens, modelos de negócios);
  • Fortalecer o laço com seus consumidores;
Foto Unsplash
Desejo do consumidor

Em meio às mudanças climáticas e os impactos no meio ambiente, Margarida aponta os anseios do consumidor e a importância da moda no dia a dia das pessoas. “A conexão direta e afetiva que nós consumidores temos com nossas roupas fazem com que as pessoas, especialmente as mais jovens, tornem-se cada vez mais sensíveis aos impactos do setor – seja no meio ambiente, seja na vida dos/as trabalhadores/as dessa indústria. Muitos consumidores querem se relacionar com marcas que se posicionem com relação ao assunto e que estejam transformando essa realidade”, afirma a gerente.

Para Margarida, as empresas e marcas têm responsabilidade no trabalho consciente e consistente em relação ao comportamento de consumo e os produtos feitos e vendidos por elas.

“O consumidor precisa entender o seu papel na hora do consumo e aprender a comprar de maneira mais consciente, pesquisando de onde vem a sua peça e sabendo quais marcas apoiam as causas em prol de uma cadeia mais responsável. Mas acima de tudo é responsabilidade das empresas  (indústria e varejo) educar e influenciar o consumidor positivamente – de forma que este prefira se relacionar com marcas que prezem por condições de trabalho mais justas e dignas para todos, que usem e reusem materiais seguros, que diminuam impactos negativos no meio ambiente e que repensem a forma como nossas roupas são feitas, usadas e reutilizadas”, finaliza.

+ SOBRE O ASSUNTO

Fast Fashion cria moda sustentável com fibras de abacaxi e cascas de laranja
Adidas, Reebok e Patagonia estão entre as marcas mais transparentes

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]