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Mininovelas como ferramenta na convergência midiática

Mininovelas como ferramenta na convergência midiática

É preciso se manter atento aos novos formatos e como explorá-los para gerar essa conversa entre conteúdo e marca

O desenvolvimento tecnológico e o avanço das redes sociais mudaram a forma pela qual as marcas passaram a se comunicar com o público. De acordo com a pesquisa do eMarketer, realizada entre novembro de 2021 e abril de 2022, 67,1% da população brasileira utiliza as redes sociais. Outro ponto é que a maioria dos usuários das plataformas sociais também consomem conteúdo na internet (80%) e TV aberta (45%) todos os dias.

Foi preciso unir as mídias tradicionais e as plataformas digitais, que se tornaram ferramentas valiosas para as marcas que querem estar presentes onde seus clientes estão. A convergência midiática é uma forma de levar uma mensagem por meio de perspectivas diferentes, de forma que as narrativas se complementem e tragam uma nova experiência para o usuário.

Não sabe como produzir vídeos na vertical? Aprenda como engajar no formato

Um novo jeito de fazer as coisas que está se destacando como ferramenta de marketing para as marcas são as mininovelas na vertical com duração de até dois minutos, exclusivas da plataforma Kwai. Essa forma de entretenimento para quem consome conteúdo pelo celular é uma adaptação das dramaturgias, que são uma paixão nacional. Uma pesquisa realizada pelo Kantar IBOPE Media no ano passado revelou que o tempo médio diário gasto assistindo a conteúdos em TV aberta e PayTV é de 5h37min e de todo esse tempo 18% é dedicado às novelas.

As mininovelas possibilitam que conteúdos de marcas possam ser aplicados de diferentes formas, inclusive em união com uma das maiores indústrias midiáticas: a telenovela. Um exemplo recente é a parceria que o SBT firmou com o app Kwai para a realização de Vivendo na Gringa, o primeiro spin-off de uma novela em uma plataforma de vídeos curtos.

A dramaturgia seriada, via dispositivo móvel e em rede social, traz também outros diferenciais: o usuário tem canal aberto para interagir com uma comunidade inteira que divide interesses e sentimentos semelhantes, aumentando, assim, a conectividade entre as pessoas. O formato via social permite ainda que o usuário compartilhe o conteúdo em suas redes de preferência.

Essa foi uma forma de proporcionar uma experiência mais imersiva para o público da novela Poliana Moça, de interagir para além do ambiente televisivo, e proporcionar uma cultura participativa, além de alcançar novos telespectadores.

Além disso, como as plataformas digitais não têm as barreiras da mídia tradicional linear, existe flexibilidade para criar e produzir uma infinidade de conteúdos diversos;, já que não estão presos a grades de programação e pausas comerciais, não interrompem a experiência do usuário.

O marketing, o consumo e o próprio mercado evoluíram graças à velocidade com que as informações são compartilhadas. As novas tecnologias transformaram o modo de consumo e a atenção se voltou para o cliente. É preciso se manter atento aos novos formatos e como explorá-los para gerar essa conversa entre conteúdo e marca que seja relevante para os consumidores.

*Claudine Bayma, diretora de Marketing e Branding do Kwai Brasil


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