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Como o mercado esportivo está usando as plataformas digitais para se aproximar do público

Como o mercado esportivo está usando as plataformas digitais para se aproximar do público

Com conteúdos rápidos e fluidos, as produções de até 2 minutos de duração e na vertical vêm conquistando cada vez mais espaço no gosto público de todas as idades

O esporte é uma paixão nacional do brasileiro. Seja futebol, vôlei, basquete, tênis ou qualquer outra modalidade, não há nada melhor que a emoção de poder acompanhar o desempenho do time ou do atleta favorito, de comemorar quando o clube é campeão e quando o rival fracassa. São coisas que fazem parte da vida de um torcedor, incluindo viver tudo isso além do próprio dia da partida.

Com o boom das redes sociais, o consumo desse tipo de conteúdo mudou e o mercado esportivo precisou se adaptar para acompanhar a nova tendência de vídeos curtos, que ganhou espaço no dia a dia das pessoas. De acordo com um estudo realizado pela eMarketer em março, o brasileiro passa em média 3h46 conectado, tornando o Brasil o segundo colocado no ranking dos principais países classificados pelo tempo médio diário gasto em redes sociais.

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Então o torcedor, que antes só acompanhava seu time durante os jogos televisionados, nos programas de esportes e até mesmo jornais, agora tem a opção de entrar na internet para seguir comunidades e acompanhar criadores do mundo esportivo diretamente do celular, como é o caso dos vídeos curtos.

Com conteúdos rápidos e fluidos, as produções de até 2 minutos de duração e na vertical vêm conquistando cada vez mais espaço no gosto público de todas as idades. O mesmo estudo da eMarketer mostra que o formato curto é a preferência do público. Dos 663 participantes, maiores de 18 anos, 23% preferem vídeos de até 1 minuto e 22% as criações que duram até 30 segundos.

Com essa movimentação, tornou-se comum clubes e jogadores estarem presentes, compartilhando suas atividades diárias e outras novidades no mundo do esporte. Muitos jornalistas esportivos também sentiram a necessidade de se aproximar do público, tornando-se criadores de conteúdo que compartilham sua opinião, comentam partidas e continuam sendo a ponte das informações entre os eventos esportivos e o coletivo.

Mas não foram apenas clubes, atletas e jornalistas que perceberam que estava na hora de se adaptar e acompanhar a tendência dos conteúdos rápidos. O próprio campeonato Brasileirão Assaí tem um perfil exclusivo no Kwai, que também é patrocinador da competição. O canal do campeonato na plataforma traz conteúdos inéditos e exclusivos dos jogos da temporada, com a participação dos jogadores e torcedores em encontros, visitas aos centros de treinamento e diversas atividades no app para engajar os torcedores.

Essa preferência por conteúdos com menor tempo de duração tomou proporção tão grande
que recentemente a International Football Association Board (Ifab), órgão da Fifa responsável por estabelecer as regras do futebol, apresentou uma proposta de redução do tempo das partidas de 90 para 60 minutos, com a ideia de tornar o jogo mais atraente e dinâmico, assim como o conteúdo das plataformas de vídeos curtos.

Leia mais: Geração TikTok não aguenta ver 90 minutos de futebol

Essa é uma mudança que chegou para ficar e não aconteceu apenas no esporte ou no entretenimento. Também já alcançou as ações de marketing do mercado para promover ou lançar produtos e até mesmo serviços. Mas vamos deixar esse tema para uma próxima conversa. E você, já começou a se adaptar?

*Ari Martire é head de Sales do Kwai Brasil.

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