Pesquisa realizada pela IPSOS, encomendada pelo Kwai for Business, revelou um perfil detalhado dos usuários da plataforma no Brasil, destacando seu expressivo potencial de consumo. O estudo apontou que 95% dos usuários do Kwai realizaram compras online nos últimos seis meses, com destaque para a aquisição de produtos de moda, como roupas e tênis, e de beleza. Em comparação com usuários de outras plataformas, os do Kwai se mostram mais propensos a adquirir eletrônicos e jogos.
Segundo Heloisa Goldman, head de agências do Kwai for Business, esses dados oferecidos às marcas são uma excelente oportunidade de se conectar com uma audiência diversificada e em constante crescimento. “O Kwai for Business, unidade de negócios do Kwai, contratou a pesquisa para entender quem são os usuários, como eles se comportam na plataforma, quais são os tipos de conteúdo que gostam de consumir e como se identificam com o aplicativo”, explica. “Os resultados reforçam a conexão do Kwai com a população do Brasil e mostram o potencial de consumo do nosso público, o que nos possibilita pensar em soluções baseadas em dados para expandir nossas conexões, tanto com os usuários, quanto com as marcas e empresas”.
Um dos destaques do estudo foi a constatação de que os usuários do Kwai consomem mais produtos de beleza e gastam mais do que os não usuários. Esse comportamento tem atraído marcas do setor de beleza para a plataforma, que, segundo Heloisa, permite que essas marcas se conectem com consumidores de todas as regiões do Brasil.
“O Kwai tem um público diversificado, que representa muito bem a população conectada do Brasil. Isso permite que as marcas de produtos de beleza se conectem com consumidores que vão além dos grandes centros urbanos, e cheguem em todas as regiões do Brasil, com linguagem regional que vai de encontro com as diferentes formas de consumo, fazendo com que o conteúdo seja, muitas vezes, consumido de forma orgânica”, frisa a executiva.
Criação de conteúdo
Além disso, a pesquisa revelou que os usuários do Kwai possuem uma média de 3,4 contas bancárias e são mais propensos a utilizar cartões de crédito do que os usuários de outras plataformas. Já o gasto mensal com produtos de beleza giram em torno de R$ 164, enquanto os não usuários da plataforma gastam R$155. Os dados têm sido estratégicos para o desenvolvimento de campanhas financeiras, como uma recente parceria com a InfinitePay, que trouxe a apresentadora Xuxa Meneghel para promover a marca. “Esses insights possibilitam a criação de campanhas mais direcionadas e eficazes, aproximando ainda mais as marcas de seus consumidores”, ressalta Heloisa.
O levantamento mostra que os usuários do Kwai têm um perfil que se declara mais influenciado na hora da compra, e são mais exigentes, considerando preço, qualidade do produto e promoções, em comparação aos usuários das redes concorrentes. Em geral, os usuários do Kwai possuem vida financeira diversificada: 83% dos usuários da plataforma possuem cartão de crédito para realizar compras, ante 77% dos não usuários.
Com o impacto crescente das redes sociais nas decisões de compra dos consumidores, o Kwai for Business tem apostado na parceria com criadores de conteúdo para fortalecer sua posição como influenciador digital. A plataforma lançou o Kwai Creator Marketplace, que reúne mais de 1.400 criadores de alto nível.
“Cerca de 90% desses perfis possuem mais de 100 mil seguidores e uma relevante fatia deles ultrapassou a cobiçada marca de 1 milhão de seguidores. O ambiente oferece uma ampla variedade de perfis entre mais de 50 categorias, atendendo às demandas específicas de várias indústrias”, destaca Heloisa.
Segmentação de consumo
Uma das características mais valorizadas pelos usuários da plataforma é a diversidade regional e cultural. Desde sua chegada ao Brasil, em 2019, a plataforma tem investido fortemente na representatividade de conteúdo, destaca a executiva, patrocinando eventos como o Carnaval em Salvador, Recife e São Paulo, além de apoiar times de futebol como o Fortaleza e o Flamengo.
A pesquisa da IPSOS também dividiu os usuários do Kwai em cinco perfis de consumo distintos, com base em camadas de conteúdo, como Beleza, Música, Culinária e Jogos. Cada perfil foi desenhado para ajudar as marcas a segmentarem melhor suas campanhas e se conectar com diferentes grupos de usuários.
Para chegar a esses perfis, a pesquisa apurou que 64% dos entrevistados que utilizam o Kwai escutam música em seu tempo livre e, em média, 4,9 estilos diferentes. Sertanejo lidera a preferência, seguido por música religiosa e pop. Os usuários do app também assistem a plataformas de streaming e as favoritas são Netflix, YouTube e Prime Video, nesta ordem. Além disso, 84% acompanham pelo menos um esporte no dia a dia: o futebol aparece em primeiro lugar, seguido por vôlei e esportes de combate. Os usuários do Kwai são 67% dos que acompanham futebol, ante 53% de quem utiliza outras redes.
Conteúdos relacionados a gastronomia e beleza também atraem quem acessa o Kwai. Quase metade dos usuários gostam de assistir ao passo a passo de receitas e ainda consomem vídeos de cupons de restaurantes e bares. Já 58% de quem utiliza a plataforma acessa conteúdos de beleza e estética, como dicas de rotina para cuidados com a pele, cabelos e moda, contra 52% de outras redes.
“Os resultados comprovam a ligação do Kwai com a população do Brasil e mostra o potencial de consumo do nosso público, nos permitindo pensar em soluções para expandir nossas conexões tanto com os usuários, quanto com marcas, empresas e serviços interessados”, conclui Heloisa.
*Foto: Miguel Lagoa / Shutterstock.com.