A Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, intensifica a concorrência no mercado de Inteligência Artificial com o lançamento de seu novo aplicativo: o Meta AI. A ferramenta, desenvolvida com o modelo de linguagem Llama 4, promete entrar na disputa com gigantes como OpenAI, Google, Deepseek e Anthropic, oferecendo recursos semelhantes aos seus concorrentes, mas com um toque de interação mais social e personalizada.
Atualmente integrada a aplicativos da família Meta, como WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger, a nova IA ganha agora um aplicativo independente. O Meta AI se destaca por permitir interações por voz e texto, oferecendo geração e edição de imagens por meio de diálogos naturais com o assistente virtual. A empresa destaca que a IA foi projetada para respostas mais informais e pessoais, com foco em conversas mais fluídas, em vez de respostas pré-escritas, como acontece em outras plataformas.
Inovações do Meta AI
Uma das principais inovações do Meta AI é a capacidade de lembrar de interações passadas e criar lembretes, como no caso de aprender um novo idioma. Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e oferece experiências personalizadas para usuários que vinculam suas contas do Facebook e Instagram ao centro de contas. Não há previsão para liberação no Brasil.
Como nas redes sociais, o app terá também uma espécie de “feed”, chamado de Discover. No espaço, os usuários poderão compartilhar sugestões de uso da Inteligência Artificial.
IA na família Meta
Além disso, o Meta AI também estará integrado aos óculos da Meta. Em alguns países, será possível alternar entre a interação com a IA nos óculos e nos aplicativos, permitindo uma experiência fluida, com a opção de acessar o histórico das conversas em dispositivos pareados.
Outro recurso em teste é um editor de documentos avançado, que permitirá aos usuários gerar documentos ricos em texto e imagens, exportando-os como PDFs. A Meta também está testando a capacidade de importar documentos para que a IA possa analisá-los e entender seu conteúdo.
Segundo a Reuters, a Meta já planeja a implementação de um serviço de assinatura paga para versões avançadas de seu chatbot, com expectativa de testes a partir do segundo trimestre de 2025. No entanto, o serviço de assinatura pode não gerar receita significativa antes do ano que vem.
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