Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mercados de Natal, uma tradição europeia que vale a pena conhecer

Mercados de Natal, uma tradição europeia que vale a pena conhecer

Muitas cidades de diferentes países veem suas suas ruas tomadas por estandes iluminados, onde são vendidas delícias natalinas que atraem milhares de pessoas

Falta cerca de um mês para o Natal. Nesta época, o Birmingham’s Frankfurt Christmas Market (também chamado de Birmingham German Market) toma conta de algumas ruas do centro da cidade. Vale dizer que, apesar de Birmingham ser uma cidade bastante carrocrata – é bem difícil viver aqui sem carro – o centro é praticamente fechado para carros, em muitas ruas só se chega a pé.

mercado-birmingham-rua-cheia

Voltando ao mercado, são cerca de 140 boxes – barraquinhas em estilo alemão. A maioria delas vêm mesmo de Frankfurt, especialmente porque as duas cidades têm uma parceria que completa 50 anos. Esse tipo de mercado, aliás, é bastante comum em alguns países europeus, principalmente Alemanha e Áustria. Até em algumas cidades dos EUA já é possível encontrar esse tipo de mercado.

mercado-birmingham-rua

O Birmingham’s Frankfurt German Market aconteceu pela primeira vez em 1997. Hoje, segundo os organizadores, pode ser considerado o maior fora da Alemanha e da Áustria. Realizado pela primeira vez em 1997, tinha somente 10 estandes. Hoje, o mercado atrai cerca de 5,5 milhões de visitantes, que podem comprar presentes de Natal e se deliciar com comidas e bebidas típicas. Além disso, a prefeitura realiza também o Christmas Craft Market, com mais alguns estandes onde dá para encontrar produtos locais à venda. Há também atrações: um carrossel, uma roda gigante e uma pista de patinação no gelo.

mercado-birmingham-carrossel

Diversas outras cidades da Inglaterra contam com seus próprios mercados, e é comum as pessoas viajarem para conferir outros Christmas Markets. E não, o frio definitivamente não espanta as pessoas. Nos dois dias em que estas fotos foram tiradas, fazia 6 graus (não se deixe enganar pelo sol!).

mercado-birmingham-abre

Barraca de bebidas: chocolate quente (com ou sem dose de uma bebida alcoólica), vinho quente puro ou com licor de alguma fruta ou rum e chopps. Muitos amigos se reúnem para beber e curtir, em uma grande festa a céu aberto.

 

Uma curiosidade: as canecas onde vem as bebidas são fofas. E, embora não estejam oficialmente à venda, há uma taxa de £3 (pouco mais de R$ 12) por elas. Ou seja: se a bebida custa £5, na primeira o cliente pagará £8, pois tem a taxa da caneca. Para reabastecer, só entregar a caneca no balcão, que eles trocam por uma cheia. Neste caso, só se paga o preço da bebida. Ao devolver a caneca, o consumidor recebe os £3 de volta. Nem todo mundo devolve a caneca, o atendente do bar me contou que, diariamente, ele abre pelo menos 10 caixas com 40 canecas cada. Sim, eu fiquei com a minha. Achei legal a recordação!

mercado-birmingham-caneca

Frankfurt’s sausage – seria um sacrilégio chamar de cachorro quente? Apesar do conceito ser o mesmo – um pão com salsicha, aqui a propaganda é só da salsicha, mesmo. Alemã, de primeira qualidade e bem grande! Pode ser cozida ou assada, em uma grande “churrasqueira” redonda.

mercado-birmingham-comida

Outras comidas no lugar são Pretzels (recheados!), schnitzels (carne frita) e ainda pratos como batata recheada, batata frita, cogumelos fritos. Variedade é o que não falta. Para quem prefere doces, há barracas de crepes, waffles, chocolates.

História dos mercados

A história dos mercados de Natal é antiga. Remete ao costume de trocar presentes no nascimento de Jesus, por causa dos três Reis Magos. As pessoas costumavam comprar estes presentes em mercados nas grandes cidades, centros comerciais. Frankfurt, Nuremberg, Hamburg, Berlin, Leipzig e Dresden eram reconhecidas por isso. O primeiro registro histórico do mercado de Frankfurt (Alemanha) é de 1393.

Os melhores fabricantes de produtos locais eram encontrados nos mercados. Os brinquedos eram simples, feitos de madeira, e até a década de 1870 ou 1880, mais ou menos, os pais compravam todos os brinquedos para as suas crianças em mercados desse tipo. Já naquela época, os mercados existiam também como importante lugar para socializar – e, literalmente, botar as fofocas em dia.

Saiba mais sobre o mercado natalino no seguinte LINK.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]