Pesquisar
Close this search box.
/
/
Mercado de reconhecimento facial cresce, mas consumidores ainda desconfiam

Mercado de reconhecimento facial cresce, mas consumidores ainda desconfiam

Mercado global do setor deve saltar de US$ 3,9 bilhões em 2019 para US$ 7 bilhões em 2024. Entenda este cenário

Enquanto a segurança e a privacidade da tecnologia de reconhecimento facial seguem questionadas abertamente e ligadas ao surgimento de governos cada vez mais autoritários, fato é que sua popularização já aparece em centenas de novos aplicativos, dispositivos e produtos.

Contudo, apesar de trazer comodidades, o uso do reconhecimento facial por parte de empresas e do mercado publicitário ainda não inspira confiança, segundo pesquisa da Pew Research Center.

Mesmo com o reconhecimento sendo adotado cada vez mais em aplicações do nosso dia a dia, trazendo comodidade para desbloquear o celular ou acelerar a fila da imigração em aeroportos, a maioria dos consumidores não acredita que as empresas e o mercado publicitário possam usar essa tecnologia de forma responsável.

A pesquisa da Pew Research Center, realizada nos Estados Unidos, constatou que maioria dos americanos não se sentem à vontade com as empresas usando reconhecimento facial. No entanto, os pesquisados apoiam o uso desta tecnologia por autoridades para a aplicação da lei.

Enquanto 59% dos entrevistados afirmam é aceitável que as forças policiais usem ferramentas de reconhecimento facial para avaliar ameaças à segurança em espaços públicos, apenas 36% dizem confiar no uso do reconhecimento por parte de empresas de tecnologia. Uma parcela ainda menor, somente 18%, confiam que anunciantes irão usar a tecnologia de forma responsável.

RECONHECIMENTO FACIAL

Mercado bilionário que não para de crescer

Embora a tecnologia de reconhecimento facial exista há anos, passou a ser usada de forma mais ampla recentemente devido às inovações de inteligência artificial, que agora permitem a identificação de pessoas com mais precisão.

Nos últimos anos, gigantes da tecnologia como a Apple adotaram a tecnologia como uma medida de segurança para seus clientes desbloquearem seus smartphones, enquanto o Facebook conta com o reconhecimento facial para identificar automaticamente as pessoas nas fotos.

A ferramenta também já é realidade em alguns modelos de carros de luxo, como o BMW M Next, que pode ser aberto e ligado sem uso de qualquer dispositivo.

Outras montadoras, como Jaguar, Subaru, Tesla, Porsche, Mercedes-Benz e Volkswagen já usam ou estão planejando usar reconhecimento facial em seus lançamentos.

A mesma tecnologia está sendo implantada em companhias aéreas, bancos e até em bicicletas elétricas, que só são acionadas se o dono for reconhecido pela câmera.

De acordo com um relatório de pesquisa da empresa de inteligência de mercado Component, o mercado global de reconhecimento facial deve crescer de US$ 3,9 bilhões em 2019 para US$ 7 bilhões em 2024.

O MERCADO GLOBAL DE RECONHECIMENTO FACIAL DEVE CRESCER DE US$ 3,9 BILHÕES EM 2019 PARA US$ 7 BILHÕES EM 2024

Os principais impulsionadores deste crescimento vertiginoso são o aumento do uso de câmeras de vigilância, a ampliação do reconhecimento facial para atividades do governo, como emissão de passaporte, e o uso da tecnologia em vários setores, como o financeiro e o de saúde.


+ NOTÍCIAS

Reconhecimento facial vira obrigatório para quem compra linha de celular na China
Polêmicas envolvem o uso do reconhecimento facial
Debate sobre reconhecimento facial se intensifica
Metrô de São Paulo terá sistema de reconhecimento facial
Vale do Silício proíbe o uso de reconhecimento facial
GPA vai lançar lojas com reconhecimento facial e self-checkout

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]