/
/
Mercado de vizinhança – Um retrato do mercadinho de vizinhança

Mercado de vizinhança – Um retrato do mercadinho de vizinhança

O segmento composto pelos mercados de bairro, ou de vizinhança, responde por mais de 40% do volume de vendas em alimentos, higiene e limpeza e perfumaria, e vem registrando taxas de crescimento acima do supermercadista nos últimos anos. Eles já somam perto de 65 mil estabelecimentos entre um a quatro check outs. Esses são alguns dados da pesquisa Mercado de Vizinhança ? Uma Visão 360º. do Pequeno Supermercado, realizada pela GfK.

Mesmo com o avanço tecnológico, os mercadinhos de bairro mantêm clientes fiéis em busca de acesso fácil, proximidade, opções de serviços e preços similares aos praticados por grandes redes. ?O crescimento do varejo de vizinhança tem sido tão relevante, que alguns lugares já oferecem serviços que apenas os grandes ofereciam, como caixas eletrônicos, hortifruti etc.?, aponta Marco Aurélio Lima, diretor de bens de consumo da GfK. A maioria desses comerciantes tem em torno de 40 anos, 70% é de homens, 80% deles não possuem ensino superior e 85% das lojas são familiares.

Segundo o diretor, o mercado de vizinhança está em crescimento e continuará num ritmo forte por duas principais razões: crescimento da economia nacional, e conveniência para o consumidor. Porém, há um grande desafio. ?Administrado por comerciantes experientes, esses estabelecimentos precisam se profissionalizar?, comenta Lima. Um dado ajuda a reforçar esta tese: 18% das lojas não possuem nenhum sistema de gestão.

A pesquisa da GfK mostrou também que, com a demanda do consumidor, esses estabelecimentos estão reduzindo a área destinada ao estoque e aumentando a de exposição, para ter à disposição um grande sortimento. A oferta de serviços ao consumidor também cresceu.

Na média, estas lojas têm quatro funcionários por check out, e 10% de seu faturamento está direcionado a gastos com folha de pagamento. Apenas um quarto desses comerciantes está preparando seus funcionários para assumir a gestão do negócio.

NÍVEL DE GESTÃO DO NEGÓCIO

A NECESSIDADE DE PROFISSIONALIZAÇÃO É LATENTE. MUITOS VAREJISTAS NÃO CONSEGUIRAM RESPONDER:

  • SOBRE O TÍQUETE MÉDIO DOS CLIENTES: 75%
  • SOBRE O PORCENTUAL DE PERDAS/QUEBRAS: 45%
  • SOBRE O PORCENTUAL DO FATURAMENTO DESTINADO AO PAGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS: 42%
  • SOBRE QUANTOS CLIENTES VÃO ÀS LOJAS: 34%
  • SOBRE AS CATEGORIAS QUE GERAM MAIOR FATURAMENTO: 23%
  • SOBRE O NÚMERO DE ITENS QUE COMERCIALIZA NA LOJA: 22%
  • SOBRE O TAMANHO DA LOJA/ESTOQUE: 17%

O SEGMENTO DE MERCADOS DE BAIRRO RESPONDE POR MAIS DE 40% DO VOLUME DE VENDAS EM ALIMENTOS, HIGIENE E LIMPEZA E PERFUMARIA

EM UMA DÉCADA, A PREFERÊNCIA DOS MORADORES DE BELO HORIZONTE POR LOJAS DE BAIRRO QUASE TRIPLICOU, INDICA PESQUISA DA AMIS (ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE SUPERMERCADOS). SE HÁ DEZ ANOS, 23,3% DOS CONSUMIDORES PREFERIAM AS LOJAS DE VIZINHANÇA, HOJE ESSE ÍNDICE SUBIU PARA 64,5%. A JUSTIFICATIVA DE ?PROXIMIDADE DA RESIDÊNCIA? É A MAIS FORTE ENTRE OS OUTROS ATRIBUTOS DO SUPERMERCADO – ESCOLHIDO POR 68,3%

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]