* Por Eduardo Vils
Quando um estabelecimento opta por aceitar cartões de crédito, há todo um procedimento a ser seguido. O varejista começa pelo banco, abrindo uma conta, definindo o domicilio bancário para sua empresa e avisando aos clientes que vai aceitar cartões. O banco oferece uma máquina POS (Point of Sale) do adquirente ao qual é vinculado e, se o varejista quiser aceitar outro tipo de cartão, é bem provável que tenha que abrir cadastro em um segundo banco para obter o equipamento de outro adquirente.
Além de dispor de duas contas, com pagamentos de duas tarifas, o controle de caixa fica mais complexo, sendo necessário acessar os portais de adquirentes diferentes para consultar os valores dos recebíveis. Se houver algum problema de valor recusado ou cancelado indevidamente, o varejista tem que entrar em contato com o adquirente, que joga a culpa no banco, e vice-versa, e o prejuízo, afinal, acaba ficando com o próprio varejista.
A opção de aceitar cartões existe para facilitar a realização de compras e vendas, mas, em função de tanta burocracia, acaba dificultando.
Um caixa com a solução de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) integrada é o caminho para desburocratizar as vendas no varejo. Existem diversos fornecedores de TEF no mercado e, ao escolher, opte por um que ofereça a solução completa, com máquina, software, datacenter e conexão segura. Nesse sistema, uma única máquina tem afiliação a todas as adquirentes vinculadas, aceitando diversas bandeiras de cartões e ainda proporcionando que o administrador acesse um portal que traz as vendas feitas em cada operadora.
O TEF integrado permite, ainda, negociar taxas diferenciadas com as empresas que operam os cartões. Dessa forma, os caixas funcionam como telefones celulares desbloqueados, que possibilitam a utilização de vários chips, cada um com sua tarifa promocional. O TEF integrado é programado para que a venda seja encaminhada para o adquirente que oferece as melhores taxas para cada tipo de operação: à vista, parcelado, débito, etc.
Além da facilidade de operação e da garantia de que as transações serão as mais baratas para o varejista, o TEF integrado permite que ele se concentre, acima de tudo, no que é realmente importante: seu próprio negócio.
* Eduardo Vils é sócio-fundador e CEO da Cappta