O varejo é o maior empregador do Brasil, mas também é um dos setores com maior rotatividade de funcionários. E os prejuízos vão além das finanças. A troca de pessoal é, sim, muito cara monetariamente, mas também é prejudicial para a identidade das empresas.
?A sobrevivência e o progresso de uma grande empresa dependem da sua capacidade de selecionar, treinar e posicionar no presente, as pessoas com potencial para atuar no futuro, agindo como uma equipe integrada?. A afirmação do livro de Francisco Lacombe e Gilberto Heilborn, ?Administração: Princípios e Tendências?, é o resumo de como os recursos humanos ainda são os insumos mais importantes, mesmo na era das máquinas.
O selo “Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW – Brasil” é um dos mecanismos que as empresas vêm buscando para valorizar e qualificar seus colaboradores, a fim de fidelizá-los e, consequentemente, conseguir o engajamento necessário para que se sintam não meros funcionários, mas também parte das corporações.
Uma das empresas participantes do selo GPTW especial Varejo é o Magazine Luiza, cuja área de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza desenvolve programas voltados para a retenção dos talentos através de programas de Remuneração variável; participação nos resultados; reconhecimento dos melhores resultados com viagens e prêmios; benefícios como convênios para aquisição da casa própria; cheque mãe; cheque educação especial para colaboradores que têm filhos com deficiência; plano de saúde para o colaborador e sua família, inclusive para pais e sogros. “O programa de desenvolvimento vai desde o plano de carreira, que valoriza a prata da casa aos treinamentos para as lideranças, formação da equipe de vendas, cursos técnicos, ensino à distancia, Portal do Saber, programa de bolsa de estudos para graduação, pós-graduação, MBA e línguas. Para as pessoas com deficiência, a empresa oferece também a isenção do pagamento do plano de saúde, além de todos os outros benefícios já citados”, diz Telma Rodrigues, diretora de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza.
Em novembro também foi implementado um projeto-piloto chamado Central de Atendimento em Gestão de Pessoas para melhorar o atendimento aos colaboradores nos casos de assistência social e benefícios. Uma equipe treinada monitora e filtra as solicitações recebidas, distribuindo-as diretamente para o núcleo responsável. As dúvidas mais simples e procedimentos básicos são esclarecidos diretamente pelos atendentes, que repassam apenas os casos mais complexos para as áreas afins, o que permite à empresa consegue atender com mais agilidade e eficiência e os casos são, frequentemente, resolvidos com mais rapidez. Após a fase piloto, em 2013 a Central passará a atender a todos os casos envolvendo Gestão de Pessoas na Companhia.
Outra ação da empresa que dá dicas e amplia a conscientização dos colaboradores sobre saúde e bem estar, o Magazine Luiza reformulou, em 2012, a página especial do Portal Luiza sobre Qualidade de Vida, com um novo layout que oferece melhor visualização de referência em oito tipos de saúde: emocional, espiritual, a financeira, ambiental, física, intelectual, profissional e a social. Atualizado periodicamente, este espaço é mais uma ferramenta para cuidar dos colaboradores e orientá-los na prática de ações que revertam em benefícios à sua saúde.