Pesquisar
Close this search box.
/
/
A máquina que aprende a cuidar da sua segurança

A máquina que aprende a cuidar da sua segurança

O que um dos maiores enxadristas da história tem a ver com a segurança na era digital? Ouvimos o que ele tem a dizer sobre dados, IA e privacidade

Garry Kasparov é um dos maiores e mais carismáticos enxadristas da história. O primeiro Grande Mestre a perder uma disputa no tabuleiro para uma Inteligência Artificial (IA) sofisticada, o Deep Blue. Controvertido, polêmico, mordaz, Kasparov é também um consultor brilhante para empresas que precisam enfrentar a era digital. Atualmente a serviço da Avast, empresa dedicada a produzir defesas contra ataques cibernéticos, Kasparov foi ao Web Summit para falar o que o conceito de “machine learning” pode significar em termos de segurança digital.

No painel “Machine Learning e segurança”, o Grande Mestre conversou com Ondrej Vicëk, CTO da Avast, sobre como os sistemas de IA podem evoluir e trazer mais segurança para as sociedades e mercados. Kasparov iniciou o painel questionando se IA é uma ameaça ou uma oportunidade. “No final do dia não importa se ela é artificial, mas sim que ela é inteligente”, provocou. Ele se referiu ao jogo clássico de 1997, quando foi derrotado pela Inteligência Artificial Deep Blue, da IBM. Desde então, o enxadrista tornou-se um colaborador para o desenvolvimento das IAs de um modo que possam torná-las melhores e mais seguras.

Confira a edição digital da revista Consumidor Moderno!

Ondrej comenta que o processo de Machine Learning muda o jogo completamente. O sucesso desse poder computacional deriva justamente da evolução da compreensão e da qualidade da gestão dos dados digitais. “A maior parte dos frameworks, dos modelos matemáticos, não são tão atuais – tiveram origem na década de 70. Mas, somente agora conseguimos aplicá-los intensamente”, diz. Novamente, o machine learning não se deve a algoritmos, mas ao poder dos dados. Foram eles que abriram o acesso a possibilidades como reconhecimento facial, expressões, carros autônomos.

Segurança

A segurança hoje tem total relação com o Big Data e com o acesso aos dados aos bilhões de dispositivos espalhados pelo globo. Se é possível detectar uma ameaça em um único dispositivo, esse dado deve ser incorporado à nuvem de dados e imediatamente processado para que ações corretivas possam ser tomadas. A Inteligência Artificial pode ajudar a elevar a régua da segurança. Mas, é fato que agentes do mal podem também se valer das possibilidades dessa tecnologia para gerar ataques massivos de notável sofisticação, atingindo as maiores corporações do mundo – sim, é possível utilizar a IA para atacar uma corporação por dentro de seus sistemas.

Acompanhe a cobertura do Web Summit!

Pois bem, para Kasparov, precisamos resolver o dilema entre a ameaça à privacidade e à segurança geral. “Nós, em tese, não queremos que as mídias sociais aprendam tudo sobre nós”, enfatiza. Mas até que ponto é possível proteger nossos dados se queremos estar conectados intensamente com o mundo? Isso traz outra reflexão: ao atingirmos um determinado nível de vida e de interatividade e desenvolvimento, não queremos diminuir ou reduzir esse nível.

Kasparov entende a natureza humana e o que significa ser “escaneado” e monitorado o tempo todo, mas o poder das ferramentas de IA está em evolução incessante. É preciso combinar a inteligência de homens e máquinas para aumentar nossa segurança geral.

Use com responsabilidade?

Garry Kasparov diz que as pessoas são quase que irresponsáveis no uso de seus celulares e que sua colaboração com a Avast tem o objetivo de reduzir essas ameaças à vida digital. “Estamos 100% dedicados em proteger os clientes e usuários de nossos sistemas. Recebemos 3,5 bilhões de ataques por mês”, afirma Ondrej. É assustador pensar que há tamanho volume de ameaças transitando pela rede enquanto postamos fotos ou escrevemos textos como esse ou navegando na internet em busca de uma informação.

Ainda assim, Kasparov diz que não há motivos para pânico. “A única solução para os problemas causados pela tecnologia de hoje é a tecnologia de amanhã”, o que significa que as máquinas podem aprender sim a resolver os impasses e o uso inescrupuloso que delas fazem uma gama de pessoal mal-intencionadas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]