/
/
Mais da metade da população está devendo e você?

Mais da metade da população está devendo e você?

Endividamento das famílias no Brasil já é uma epidemia social e a ausência de educação financeira é a maior razão disso
A Lei do Superendividamento é um passo importante em direção a um consumo mais responsável e sustentável, mas quais são seus desafios?
A Lei do Superendividamento é um passo importante em direção a um consumo mais responsável e sustentável, mas quais são seus desafios?
Foto: Shutterstock.

 
Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), publicada em fevereiro deste ano, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o percentual de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros alcançou 57,8%.

Várias situações contribuem para esse número expressivo. Primeiro: mais da metade da população está endividada. Segundo: o governo não tem feito nenhum esforço efetivo para diminuir essa situação como campanhas sobre educação financeira. Terceiro: as dívidas relatadas acima são as piores possíveis. Não originam de aumento de patrimônio, mas sim de compra de supérfluos.

Em resumo, no longo prazo as pessoas vão se afundando financeiramente cada vez mais. E o que é feito na prática? Muito pouco. A situação do endividamento no Brasil é uma verdadeira epidemia social. As pessoas estão mais endividadas e por isso ficam na mão dos credores e instituições financeiras.

O uso errado do cartão de crédito aparece como líder nas pesquisas sobre inadimplência. Hoje, o consumidor pode efetuar o pagamento mínimo do cartão com apenas 15% da dívida. É aí que está o perigo. Os juros praticados nessas condições são um dos piores para o consumidor em todo o mercado. Muita gente começa dívidas impagáveis com essa prática, sem saber o tamanho do buraco em que está se enfiando.

Já passou da hora do Conselho Monetário Nacional reagir. Uma boa alternativa seria aumentar o pagamento mínimo de 15% para 50% ou 60%. Isso vai proteger milhões de novos consumidores e reduzir o endividamento social das pessoas, que passarão a se adequar rapidamente a essa nova regulamentação.

Quem se beneficia com o atual modelo de cobrança são as instituições financeiras que atuam com liberdade excessiva quando o assunto é cartão de crédito. Por exemplo, não precisamos ir longe ao lembrar como são feitas as cobranças de anuidades de cartões de crédito no Brasil. Os valores sobem de um ano para o outro sem controle nenhum, e se o consumidor não ficar atento toma um prejuízo dos grandes. Quem está endividado perde muito poder de negociação desse valor da anuidade.

Aproveitando o momento social em que vivemos, o governo federal deve refletir também sobre esse problema e lançar imediatamente medidas de interesse público primário para evitar a entrada de novas pessoas no círculo vicioso do endividamento, assim como lançar uma campanha massiva de educação financeira, sem que as instituições financeiras estejam à frente por claro conflito de interesses. Só assim essa epidemia social poderá ser controlada. O Brasil agradece.      
 

***

Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais, e coordenador do site e do Podcast “Educação Financeira para Todos“.

Leia mais:
10 dicas de consumo consciente contra o endividamento
Educação financeira e a incessante tentativa de ensinar
Era dos aumentos – o que fazer com as finanças?
 

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

TikTok Shop celebra o primeiro ano com 134 milhões de usuários e consolidação da compra por descoberta
Em seu primeiro aniversário brasileiro, a plataforma mostra avanço de 161 vezes nas vendas por lives e uma rede de criadores que cresceu 46 vezes.
"Resolver é a nova marca": ABRAREC premia cases de CX com foco em resolutividade e confiança
O Prêmio Atendimento ABRAREC CX 2026 reconhece as empresas que capturam o novo momento do CX, colocando a resolutividade como chancela da experiência em atendimento
Bruno Vasconcelos, CEO da Seu Cliente Oculto
"O cliente não reclama, só para de comprar”: Como captar o feedback silencioso
CEO do Seu Cliente Oculto traz insights sobre o consumidor que não reclama e explica o que é um atendimento de excelência
Lançamento da NVIDIA promete revolucionar os computadores, mas inovação pode encarecer produtos
O RTX Spark chega como a maior reinvenção do PC em décadas; tecnologia promete velocidade e poder de execução brutal para tarefas com IA

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.