Pesquisar
Close this search box.
/
/
Madonna: as lições de marketing da maior artista do mundo

Madonna: as lições de marketing da maior artista do mundo

O que a rainha do pop pode nos ensinar sobre a relação com sua base de consumidores fiéis?

Madonna é um caso a parte na história da música mundial. A cantora é a artista feminina mais bem-sucedida do globo com mais de 300 milhões de cópias vendidas. E não à toa é uma pioneira em autogestão no lado das mulheres. Em sua primeira entrevista dizia ferozmente que seu maior sonho era “dominar o mundo”. Quatro décadas depois, continua a encher estádios e a causar burburinho com suas escolhas nada convencionais.

Para se ter ideia, Madonna é responsável por uma tendência comportamental na indústria da música e fora dela. Durante a carreira, a artista sempre pregou a “reinvenção”. Tanto é que a cada lançamento uma nova Madonna se revelava ao público, mas sempre com uma marca distinta que a reafirmava em sua posição de direito: no topo da pirâmide da indústria pop.

madonna

E qual o segredo do sucesso da maior e autogerida artista pop do planeta? Essa é uma receita secreta que talvez apenas Madonna possa nos contar.

O que sabemos é que em 2008, 30 anos após o começo de sua carreira, ela rodava o planeta com a maior e mais lucrativa turnê feminina da história: a Sticky & Sweet World Tour. Seus álbuns lançados em 2012 (MDNA), 2015 (Rebel Heart) e 2019 (Madame X) estrearam no número 1 das paradas mundiais. Uma história de longevidade pouco vista em um mundo de tendências passageiras.

Especialistas ressaltam que a especialidade de Madonna sempre foi o “shock value” e o foco na atemporalidade. O marketing é o cerne da carreira da cantora – e isso é inegável. Exemplo clássico é o disco Erotica, que rompeu paradigmas pelo duo mulher nos vocais + letras que abordavam abertamente o sexo. E por que não?  Sem falar de um dos livros mais polêmicos dos anos 90: o Sex Book, que acompanhava o lançamento.

Naquele tempo, Madonna foi crucificada pela mídia conservadora e enfrentou os piores boicotes de sua carreira por expor suas fantasias sexuais de forma tão clara através de sua arte. Mas o efeito não pareceu durar. Com olhos no futuro, o livro de Madonna é um item de colecionador que hoje pode chegar a valer fortunas. O álbum, em 2020, é considerado visionário e os movimentos seguintes provaram que ela iria além de qualquer tática de marketing criada em cima de um assunto polêmico. Afinal sua comunicação baseava-se em apenas um pilar: a constante busca por novidades e inovação. Seja polemizando ou não.

O marketing à moda de Madonna

Hoje, diversas artistas seguem a fórmula deixada por ela. Uma geração foi influenciada por todos os detalhes pensados em função de sua estética, sonoridade e letras.

E quais são as principais lições que qualquer marca pode aprender com a trajetória de uma das artistas mais consagradas da música? Confira as cinco principais dicas abaixo. Aqui relacionamos características visíveis da carreira com os pilares do marketing estabelecidos por Philip Kotler em seu livro Princípios do Marketing.

1. Autenticidade é a chave do branding

Por mais clichê que isso pareça, entenda que Madonna sempre manteve seu foco no core business do que sua marca deveria entregar. É imprescindível ter em mente que as tendências precisam ser consideradas, mas nunca devem tomar à frente do produto. A essência e veracidade do negócio permanecem, enquanto as tendências se esvanecem com o tempo.

2. Atemporalidade sempre que possível

Entregas imediatas talvez tenham efeito positivo no imaginário do consumidor. Porém, qual a mensagem que fará com que a marca permaneça intacta ao teste do tempo? O que é feito agora pode funcionar em 10 anos. É por isso que a Coca-Cola, por exemplo, poderia usar qualquer um de seus comerciais em qualquer ano – a alma da marca ali reside. Você pode ouvir Like A Prayer hoje e daqui a 15 anos: seu som sempre será contemporâneo.

3. Don’t repress yourself, re-invent yourself

É preciso entender um fato importante sobre Madonna: ela soube entender cada uma das épocas por qual sua carreira passou. Em seu auge, os hits eram prioridade e o importante era se consolidar e gerar awareness sobre sua marca e trabalho. Com o caminho pavimentado era também preciso entregar algo único. E no caso dela isso acontecia na forma de concertos e turnês inigualáveis. Neste presente momento, ela roda o mundo com uma tour em teatros. O diferencial? Celulares são proibidos e não há sequer um vídeo completo das performances na internet. E qual o ponto aqui? Exclusividade, é claro. Talvez, a cantora tenha entendido que na era do FOMO, a melhor tática é fazer com que seu show estivesse disponível apenas presencialmente. Isso prova que a geração de demanda vem da compreensão de quem a preencherá.

4. Transparência e vulnerabilidade

Nenhuma marca, pessoa, empresa, organização, entidade ou território são dignos de perfeição. E é isso que deve ser compreendido, principalmente na era da internet. Madonna sempre entendeu que não precisava ser perfeita, mas sim, honesta e transparente com seu público. Através de uma comunicação clara, erros, acertos e diversas reparações devidas é possível construir uma relação de confiança. Com isso a marca mantém seu público fiel e abraça novos consumidores. É claro, é preciso estar pronto para se frustrar em alguns trechos do caminho, mas a recompensa, no fim, continua a valer.

5. Riscos são importantes, a coragem gera admiração

“Eu fui popular e impopular, sucedida e mal sucedida, amada e odiada. Agora sei o quão irrelevante isso tudo é. Assim, me sinto livre para me aventurar o quanto quiser.” – Madonna

Madonna sempre foi o nome da música ao qual nos referimos quando vamos falar de um artista que arriscou em novos territórios. Durante a era do R&B, ela parecia não se importar com o modismo e lançava álbuns cheios de música eletrônica. Para as marcas, pode parecer difícil olhar para o futuro e aceitar o risco de entender que a mudança é necessária. Se arriscar é parte do jogo. E sempre há espaço para tentar de novo e se estabelecer como uma marca de presença, corajosa e que muda o cenário de forma drástica.


Como Anitta se tornou internacional através da tradução de tendências

Como Taylor Swift alcançou o posto de artista da década

Como Drake se tornou o maior rapper da atualidade


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]