O CM Indica de hoje conta com duas recomendações de leituras bem diferentes em seus temas, mas que são semelhantes e uma coisa: histórias reveladoras e inspiradoras sobre experiência e negócios.
O primeiro deles, “No Code – As Histórias Não Contadas da Tecnologia Bancária no Brasil“, traz casos curiosos e engraçados que aconteceram nos bastidores nas áreas de TI dos bancos brasileiros desde o período em que os processos eram manuais até os tempos atuais.
A obra foi organizada por Jorge Krug, referência em TI bancária e em inovação no Banrisul, Carlos Augusto de Oliveira, que criou o Banco Original, o primeiro banco digital do país, Keiji Sakai, que entre tantas atividades ajudou a transformar o Ciab (hoje, Febraban Tech) num dos maiores eventos do setor no mundo, e Marcos Cantarino, da Cantarino Brasileiro, referência em marketing de relacionamento do setor de tecnologia bancária e fundador da Canteiros, editora do livro. A jornalista Claudia Mancini, especializada em economia, finanças e tecnologia e fundadora e Publisher do portal Blocknews, realizou as entrevistas e colocou as histórias no papel.
Já o segundo livro, “O Olhar para o Extraordinário”, desvenda os segredos por trás das marcas e empresas que emanam requinte. Os consultores especialistas no segmento premium Carlos Ferreirinha, ex-presidente da Louis Vuitton no Brasil e fundador da MCF Consultoria, e Leandro Crepaldi, head da Luxury Academy e com sólida experiência em gigantes como Dolce & Gabbana e Chanel, se uniram e criaram um verdadeiro “dicionário de atendimento” para o diálogo com o cliente especial. Conforme os autores, são inúmeros os fatores que influenciam na percepção de um atendimento com padrões de exigência tão elevados e neste livro você entende como isso pode ser alcançado.
Aprendizados de negócios
No Code – As Histórias não Contadas da Tecnologia Bancária no Brasil
As quase 100 histórias do livro são relatos de um grupo de 30 dos maiores CIOs e CTOs do setor financeiro do Brasil. As histórias incluem o uso de helicópteros na era pré-internet para a entrega das listas de saldos dos clientes nas agências bancárias, até os reais que o cofundador da Apple, Steve Wozniak, pediu emprestado para comprar um lanche. O livro ainda conta os bastidores para convencer Bill Gates a estrelar uma propaganda no Brasil para um banco que nem era seu maior cliente do setor. Para quem quer entender um pouco da aventura da estruturação da indústria financeira e entender como a tecnologia bancária chegou até aqui, “No Code” é leitura obrigatória.
O Olhar para o Extraordinário
A obra reúne lições de executivos das marcas mais luxuosas do planeta, incluindo Daniela Gontijo, da Louis Vuitton na América Latina, Laurita Mourão, da Tiffany & Co. Brasil, Natalie Klein, da NK Store, Maxime Tarneaud, da Cartier, Freddy Habbat da TAG Heuer, Romeo Bonadio, da Hugo Boss, Catherine Petit, da Moët Hennessy, e Rodrigo Mascaretti, da Ferragamo. Ao mostrar a importância de transformar a percepção que o cliente tem da marca por meio de atributos reais, humanos e emocionais, além dos racionais e funcionais, os autores, Ferreirinha e Crepaldi, criaram uma obra primordial para quem deseja alcançar o encantamento gerado pelas marcas de luxo.
*Foto: Yuliia Chugai / Shutterstock.com.