Uma pesquisa realizada pelo Groupon no mês passado com cerca de 5000 pessoas de cinco países da América Latina (Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México) mostra que os brasileiros são os que mais gostam de tirar fotos de comida para postar nas redes sociais. Trinta e nove por cento o fazem, contra 30% da média da pesquisa.
Os brasileiros são também os mais lenientes ao uso de celulares na mesa: somente 14% dos pesquisados acham que é falta de educação usar o aparelho durante uma refeição, 7% abaixo da média de todos os países. Os argentinos são os mais propensos a dividir a conta igualmente (86%); e o Brasil tem o maior índice no quesito ?pagar apenas o que se consome?, com 21% das respostas, quase o dobro da média, que é de 12%.
?Cada um dos países que participaram da pesquisa guarda suas peculiaridades. Para nós, compreender um pouco mais a respeito dos gostos de nossos clientes é fundamental, uma vez que as ofertas de bares e restaurantes são, ainda hoje, o carro-chefe do nosso negócio?, afirma Michel Piestun, CEO do Groupon para a América Latina.
Nos cinco países, a culinária italiana é a que tem maior preferência, com 21% do total, seguida das culinárias argentina (14%) e mexicana (14%). Quase metade dos argentinos preferem comida argentina e 44% dos brasileiros preferem comida brasileira. No Brasil, a comida japonesa está entre as favoritas (20%), o dobro da média. Entretanto, o sushi é mencionado entre os pratos favoritos em quatro dos cinco países que participaram da pesquisa. No Brasil, o sushi só perde para o churrasco, que tem a preferência de 28% dos entrevistados.
Leia mais:
Groupon aposta em marketplaces