As fusões e aquisições podem ser uma boa estratégia para empresas que querem crescer de forma acelerada. A Linx aprecia essa prática e acaba de anunciar a compra de mais uma empresa para aumentar sua abrangência no fornecimento de tecnologia para o varejo.
A aquisição da paranaense Softpharma, especializada em sistemas de gestão para farmácias de pequeno e médio portes, faz parte da tática da Linx de construir uma vertical específica para o segmento farmacêutico. A compra da paulista Big Sistemas já fazia parte dessa estratégia.
A Softpharma tem sua sede em Cascavel e opera em 850 municípios do País fornecendo soluções tecnológicas em gestão. O diretor presidente da Linx, Alberto Menache, disse em nota que na hora de comprar, a busca é por identificar empresas que sejam sólidas, promissoras e com soluções complementares ao seu portfólio.
?Estudamos diversas verticais do varejo, analisamos os mercados em crescimento e investimos em aquisições que ampliem nossa expertise em varejo e propiciem nossa expansão geográfica. Apostamos no segmento de farmácia?, completou.
Fusões e aquisições no DNA da Linx
Com a compra da Softpharma, a Linx atinge a marca de 19 aquisições em seis anos, fazendo com que ela consiga cada vez mais penetração em todos os setores do varejo. A estratégia da empresa de consolidar o mercado de software de gestão começou em 2008, com a compra da Quadrant.
Depois disso, adquiriu companhias em diferentes verticais do varejo: CSI, Inter Commerce e Formata em 2009; Dia System e CNP Engenharia de Sistemas em 2010; CustomBS e Spress em 2011; Microvix, Compacta Tecnologia e ativos da Bitix em 2012; Direção, ativos da Seller, ativos da Opus Software, LZT e ativos da Ionics em 2013, Rezende em 2014 e em outubro, a Big Sistemas.
Leia mais:
Linx compra Big Sistemas e amplia foco em farmácias