No CONAREC 2024, alguns dos principais CEOs do mercado compartilharam suas recomendações literárias no painel “CEO resiliente: habilidades para liderar no mundo digital”. São indicações que não apenas revelam as influências que moldam a visão e o estilo de liderança dos executivos, mas também oferecem um panorama sobre os temas que estão guiando a transformação das empresas em um cenário cada vez mais dinâmico.
Confira!
“Faça Acontecer”, de Sheryl Sandberg
O primeiro deles foi sugerido por Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai. Trata-se do livro “Faça Acontecer”, de Sheryl Sandberg, ex-diretora e COO da Meta e fundadora da comunidade Lean in. A obra é um guia prático que incentiva mulheres a assumirem papéis de liderança e a se destacarem em suas carreiras. Sandberg compartilha experiências pessoais e profissionais, abordando temas como autoconfiança, ambição e a importância de se apoiar mutuamente.
A autora destaca a necessidade das mulheres se posicionarem em ambientes de trabalho, superando obstáculos internos e externos. O livro também discute a importância de construir uma rede de apoio e de ter mentores. Além disso, Sandberg explora a dinâmica familiar e a divisão de responsabilidades, enfatizando que é possível conciliar vida profissional e pessoal.
Com uma abordagem motivadora, “Faça Acontecer” encoraja as leitoras a abraçarem suas aspirações e a criarem oportunidades, promovendo uma mudança cultural em busca de maior igualdade de gênero no ambiente de trabalho.
“É sobre você não esperar as coisas acontecerem e correr atrás do que gosta. É sobre persistência e ir em busca do que acredita. Se você é realmente apaixonado e acredita, faça acontece”, pontua Claudine sobre a leitura. “Ao longo da minha carreira, por várias vezes escutei que não daria em nada, porque não tinha o perfil agressivo de liderança. Mas, hoje, vemos que não precisa gritar e bater na mesa para ser líder. Ser líder é sobre trabalhar junto, e não tem nada a ver com esse estereótipo do comportamento masculinizado”.
“Hit Refresh”, de Satya Nadella
“Hit Refresh”, de Satya Nadella, CEO da Microsoft, é uma obra que mistura memórias pessoais, visão corporativa e insights sobre o futuro da tecnologia. O livro aborda a transformação da Microsoft sob a liderança de Nadella, que se tornou CEO em 2014, revitalizando um gigante da tecnologia com uma nova cultura de inovação e colaboração. A obra foi indicada pela CEO do Espaçolaser, Magali Leite.
Nadella descreve a necessidade de “atualizar” (como o título sugere) tanto a empresa quanto a atenção dos seus colaboradores, focando em empatia, crescimento contínuo e reinvenção. Ele enfatiza como a cultura corporativa é fundamental para o sucesso e relata como a Microsoft mudou sua abordagem, passando a dar mais importância à nuvem, Inteligência Artificial (IA) e tecnologias emergentes. O autor compartilha o desafio de mudar o foco da empresa de software para a nuvem e os dispositivos móveis, em um esforço para conquistar relevância em um mercado cada vez mais competitivo.
Além de contar sua trajetória pessoal e profissional, Nadella aborda o papel ético e social das grandes empresas de tecnologia, como a IA impactará o futuro do trabalho, a economia e a privacidade, e como a tecnologia pode ser uma força para o bem.
Em resumo, “Hit Refresh” é uma reflexão sobre liderança, inovação e o papel da tecnologia na transformação das empresas e da sociedade, narrada a partir da experiência direta de Nadella como líder da Microsoft.
“No livro, o Nadella conta um pouco que, durante sua vida inteira, o pai dele o cobrou muito para que ele fosse um executivo de sucesso. A pressão era absurda”, comenta Magali. “Mas, o que levou a Microsoft a liderar toda essa mudança que a Inteligência Artificial traz para o mundo foram as características que a mãe dele transmitiu: gostar do outro e saber ouvir; ter o interesse genuíno pelas pessoas, por chegar aos seus objetivos e conseguir conquistar tudo o que ele poderia na vida através das pessoas. As características pessoais das relações humanas, e que um líder precisa ter, é que farão a diferença na nossa vida”.
“Garra: o poder da paixão e da perseverança”, de Angela Duckworth
A indicação do presidente da ABRARE, Vitor Morais de Andrade, foi o livro “Garra: o poder da paixão e da perseverança“, de Angela Duckworth. O livro explora o conceito de “garra” (ou grit ), definido como uma combinação de paixão e perseverança para atingir objetivos a longo prazo. Duckworth argumenta que o sucesso não depende apenas de talento, mas, principalmente, de esforço consistente e dedicação.
A autora sustenta que indivíduos com “garra” têm maior probabilidade de alcançar resultados significativos, porque permanecem focados mesmo diante de dificuldades. A autora utiliza exemplos de pessoas de diversas áreas, como esportes, negócios e educação, para mostrar que a capacidade de persistir na direção a um objetivo é o que separa os altamente bem-sucedidos daqueles que desistem.
O livro também aborda a importância da mentalidade de crescimento, que valoriza o aprendizado contínuo e a superação de fracassos, e discute como cultivar a garra em si mesmo e em outros, incluindo crianças. Duckworth propõe que, embora o talento natural possa ser valorizado, o verdadeiro diferencial está na habilidade de persistir e na paixão pelo que se faz.
“O que a autora identifica como comportamento comum de todos os líderes é a perseverança. A garra e a paixão são características comuns em lideranças”, pontua Vitor.
“O Algoritmo da Vitória”, de José Salibi Neto e Sandro Magaldi
“O Algoritmo da Vitória”, indicado por Paulo Nigro, CEO do Hospital Sírio-Libanês, é um livro escrito por José Salibi Neto e Sandro Magaldi. A obra explora estratégias para empresas se destacam no cenário corporativo atual, marcado pela constante inovação e rápida transformação tecnológica. O conceito central do livro é que o sucesso de uma organização não segue uma fórmula única, mas sim um “algoritmo”, composto por elementos como liderança visionária, inovação disruptiva e uma cultura organizacional que abraça mudanças.
Os autores usam exemplos de empresas globais de sucesso, como Amazon, Apple e Netflix, para mostrar como líderes que antecipam tendências e promovem inovação são capazes de transformar seus setores. Eles defendem que as empresas precisam se adaptar rapidamente às mudanças e ter uma estratégia clara para criar valor continuamente.
A obra é destacada pela clareza na explicação das práticas de gestão, mas pode ser criticada por focar focada em grandes corporações, oferecendo menos suporte para empresas ou menores tradicionais. Contudo, a visão apresentada sobre o papel crucial da liderança e a capacidade de adaptação à disrupção torna o livro uma leitura valiosa para gestores e profissionais que buscam compreender os fatores que levam ao sucesso em um ambiente empresarial volátil e competitivo.