Pesquisar
Close this search box.
/
/
SusepCon oferece maior transparência sobre serviços de seguros

SusepCon oferece maior transparência sobre serviços de seguros

Lançamento da Susep conta com ranking e portal de avaliações sobre empresas do setor para que consumidor possa tomar decisões qualificadas.

Imagine você, consumidor de seguros, seja ele de automóvel, vida ou patrimônio, poder contar com uma ferramenta exclusiva para verificar as reclamações relacionadas a esses setores. Imaginou? Pois esse canal já existe. Estamos falando do recém-lançado SusepCon, Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Na prática, o SusepCon é um conjunto de painéis com indicadores e ranking, elaborados a partir dos dados enviados pelas próprias empresas supervisionadas à Susep sobre as reclamações de seus consumidores.

O Painel de Ranking permite acessar as classificações das empresas com base no volume de reclamações ponderado pela arrecadação. Por sua vez, o Painel de Reclamações possibilita consultar diversos indicadores, gráficos e tabelas relacionados às reclamações registradas pelos consumidores nas empresas supervisionadas.

Tomada de decisões

As informações disponibilizadas visam auxiliar os cidadãos na tomada de decisões sobre a contratação de produtos e serviços oferecidos nos mercados de seguros, previdência complementar aberta e capitalização.

Com base nos dados apresentados pelo SusepCon, é possível ter uma visão clara das empresas que mais recebem queixas dos consumidores, auxiliando assim na tomada de decisão dos mesmos. Ademais, a transparência proporcionada pelo painel contribui para a melhoria constante dos serviços prestados pelas empresas do mercado de seguros, previdência complementar aberta e capitalização.

Defesa do consumidor

O superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, explicou que o objetivo da ferramenta vem ao encontro da defesa dos consumidores, na qual a autarquia sempre se alinha. “É uma alegria grande lançar o SusepCon. A tomada do consumidor está no centro da ordem econômica. Na realidade, ela está na nossa Constituição Federal, sendo um mandamento constitucional. Portanto, o que realizamos aqui é corroborar para que os princípios da Carta Magna prevaleçam. E, na outra ponta, temos que cuidar do sistema na totalidade, afinal, para haver mercado, há de se existir um cuidado especial com o consumidor”.

Octavini, filho de comerciante, leva a muito a sério essa prática. “Quando criança, lembro de meu pai se dirigindo ao trabalho, e lá esperando pelo freguês, o qual ele tratava muitíssimo bem, para que aquele indivíduo voltasse. Então, o mercado só é sustentável se ele tratar do consumidor com a devida valia que esse merece”.

Cuidado que o consumidor merece

Segundo ele, hoje o cuidado com o consumidor demanda um grau a mais de qualificação técnica. “Isso porque todos nós queremos ser informados. É primordial, portanto, que o consumidor seja tratado como um parceiro, incorporando-o na jornada da defesa dos seus próprios direitos. Isso existe quando há um programa de democracia econômica, de instituições capazes de acolher a opinião e os dados que o consumidor gera”.

A diretora da Susep, Júlia Normande, ressalta que o lançamento do SusepCon é uma imensa honra para a Susep. E isso não se dá somente pela sua funcionalidade, mas também pelo fato que a Superintendência, a partir de julho de 2024, vai presidir o Fórum Brasileiro de Educação Financeira. O objetivo do Fórum, criado em 2020, é promover a conscientização sobre a importância da educação financeira. Ademais, está no seu escopo tratar o tema e suas implicações no cotidiano das pessoas, contribuindo para uma sociedade mais preparada e consciente em relação às finanças.

A presidência do Fórum funciona em esquema de rodízio a cada período de 24 meses e, em 2022, ela passou a ser exercida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Transparência

“A ferramenta contém um conjunto de painéis, com indicadores e ranking de reclamações. Tudo foi desenvolvido a partir dos próprios dados cedidos pelas empresas supervisionadas pela Susep“, explica Normande, destacando a importância da transparência do SusepCon. “Nesse ambiente, então, o consumidor tem como consultar as empresas mais reclamadas, óbvio. Mas também ele terá informações sobre o tempo médio de respostas dessas empresas, quais os tipos de queixas mais reportadas, por segmento e período”.

Já o coordenador geral da Susep, Gabriel Melo da Costa, afirma que todos as informações disponíveis na plataforma são coletadas das ouvidorias das companhias de seguro. “A Susep recebe trimestralmente esses dados. A cada reclamação tratada nas ouvidorias das empresas, nós processamos os indicadores que o consumidor está tendo em mãos a partir de agora”.

Na apresentação, estiveram presentes: o analista técnico Luiz Henrique Ferreira, representando a Susep; o conselheiro honorário do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BrasilCon), Bruno Miragem; o presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), Ernesto Tzirulnik; o vice-presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), Robert Bittar; e a superintendente de relações de consumo e de sustentabilidade da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Luciana Dall’Agnol.

Ranqueamento

Um dos diferenciais da ferramenta é que o consumidor, graças aos indicadores específicos dentro de cada segmento do mercado de seguros, conseguirá ranquear as empresas que tiveram melhores e piores avaliações. “Esse panorama é fundamental para analisar e comparar o desempenho das empresas de forma precisa e objetiva”, enaltece Gabriel Melo da Costa. “Esses indicadores permitem uma avaliação criteriosa que pode orientar investidores, consumidores e demais interessados na tomada de decisões estratégicas. Além disso, contribuem para a transparência e eficiência do mercado, promovendo a concorrência saudável e o desenvolvimento econômico”.

A Plataforma SusepCon visa também influenciar o comportamento do mercado, promovendo a melhoria da conduta. “Desejamos que as empresas se empenhem em aprimorar seus relacionamentos com os consumidores e a qualidade dos serviços oferecidos, evitando assim figurar em posições desfavoráveis no ranking”.

O SusepCon está disponível no site da Susep, na seção de serviços e em sua Central de Painéis.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]