Imagine você, consumidor de seguros, seja ele de automóvel, vida ou patrimônio, poder contar com uma ferramenta exclusiva para verificar as reclamações relacionadas a esses setores. Imaginou? Pois esse canal já existe. Estamos falando do recém-lançado SusepCon, Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Na prática, o SusepCon é um conjunto de painéis com indicadores e ranking, elaborados a partir dos dados enviados pelas próprias empresas supervisionadas à Susep sobre as reclamações de seus consumidores.
O Painel de Ranking permite acessar as classificações das empresas com base no volume de reclamações ponderado pela arrecadação. Por sua vez, o Painel de Reclamações possibilita consultar diversos indicadores, gráficos e tabelas relacionados às reclamações registradas pelos consumidores nas empresas supervisionadas.
Tomada de decisões
As informações disponibilizadas visam auxiliar os cidadãos na tomada de decisões sobre a contratação de produtos e serviços oferecidos nos mercados de seguros, previdência complementar aberta e capitalização.
Com base nos dados apresentados pelo SusepCon, é possível ter uma visão clara das empresas que mais recebem queixas dos consumidores, auxiliando assim na tomada de decisão dos mesmos. Ademais, a transparência proporcionada pelo painel contribui para a melhoria constante dos serviços prestados pelas empresas do mercado de seguros, previdência complementar aberta e capitalização.
Defesa do consumidor
O superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, explicou que o objetivo da ferramenta vem ao encontro da defesa dos consumidores, na qual a autarquia sempre se alinha. “É uma alegria grande lançar o SusepCon. A tomada do consumidor está no centro da ordem econômica. Na realidade, ela está na nossa Constituição Federal, sendo um mandamento constitucional. Portanto, o que realizamos aqui é corroborar para que os princípios da Carta Magna prevaleçam. E, na outra ponta, temos que cuidar do sistema na totalidade, afinal, para haver mercado, há de se existir um cuidado especial com o consumidor”.
Octavini, filho de comerciante, leva a muito a sério essa prática. “Quando criança, lembro de meu pai se dirigindo ao trabalho, e lá esperando pelo freguês, o qual ele tratava muitíssimo bem, para que aquele indivíduo voltasse. Então, o mercado só é sustentável se ele tratar do consumidor com a devida valia que esse merece”.
Cuidado que o consumidor merece
Segundo ele, hoje o cuidado com o consumidor demanda um grau a mais de qualificação técnica. “Isso porque todos nós queremos ser informados. É primordial, portanto, que o consumidor seja tratado como um parceiro, incorporando-o na jornada da defesa dos seus próprios direitos. Isso existe quando há um programa de democracia econômica, de instituições capazes de acolher a opinião e os dados que o consumidor gera”.
A diretora da Susep, Júlia Normande, ressalta que o lançamento do SusepCon é uma imensa honra para a Susep. E isso não se dá somente pela sua funcionalidade, mas também pelo fato que a Superintendência, a partir de julho de 2024, vai presidir o Fórum Brasileiro de Educação Financeira. O objetivo do Fórum, criado em 2020, é promover a conscientização sobre a importância da educação financeira. Ademais, está no seu escopo tratar o tema e suas implicações no cotidiano das pessoas, contribuindo para uma sociedade mais preparada e consciente em relação às finanças.
A presidência do Fórum funciona em esquema de rodízio a cada período de 24 meses e, em 2022, ela passou a ser exercida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Transparência
“A ferramenta contém um conjunto de painéis, com indicadores e ranking de reclamações. Tudo foi desenvolvido a partir dos próprios dados cedidos pelas empresas supervisionadas pela Susep“, explica Normande, destacando a importância da transparência do SusepCon. “Nesse ambiente, então, o consumidor tem como consultar as empresas mais reclamadas, óbvio. Mas também ele terá informações sobre o tempo médio de respostas dessas empresas, quais os tipos de queixas mais reportadas, por segmento e período”.
Já o coordenador geral da Susep, Gabriel Melo da Costa, afirma que todos as informações disponíveis na plataforma são coletadas das ouvidorias das companhias de seguro. “A Susep recebe trimestralmente esses dados. A cada reclamação tratada nas ouvidorias das empresas, nós processamos os indicadores que o consumidor está tendo em mãos a partir de agora”.
Na apresentação, estiveram presentes: o analista técnico Luiz Henrique Ferreira, representando a Susep; o conselheiro honorário do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BrasilCon), Bruno Miragem; o presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), Ernesto Tzirulnik; o vice-presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), Robert Bittar; e a superintendente de relações de consumo e de sustentabilidade da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Luciana Dall’Agnol.
Ranqueamento
Um dos diferenciais da ferramenta é que o consumidor, graças aos indicadores específicos dentro de cada segmento do mercado de seguros, conseguirá ranquear as empresas que tiveram melhores e piores avaliações. “Esse panorama é fundamental para analisar e comparar o desempenho das empresas de forma precisa e objetiva”, enaltece Gabriel Melo da Costa. “Esses indicadores permitem uma avaliação criteriosa que pode orientar investidores, consumidores e demais interessados na tomada de decisões estratégicas. Além disso, contribuem para a transparência e eficiência do mercado, promovendo a concorrência saudável e o desenvolvimento econômico”.
A Plataforma SusepCon visa também influenciar o comportamento do mercado, promovendo a melhoria da conduta. “Desejamos que as empresas se empenhem em aprimorar seus relacionamentos com os consumidores e a qualidade dos serviços oferecidos, evitando assim figurar em posições desfavoráveis no ranking”.
O SusepCon está disponível no site da Susep, na seção de serviços e em sua Central de Painéis.