?Nós queremos promover uma verdadeira revolução na internet das coisas no Brasil. Lá fora, isso tudo já é comum, mas aqui ainda estamos engatinhando no que diz respeito ao assunto?, revela Thaynan Mariano, mentor da nova lâmpada inteligente que está em fase de viabilização no país.
Ele teve a ideia de fazer um produto popular, mas com todas as funcionalidades das similares que já existem no mercado quando morou na Irlanda, entre 2011 e 2014: ?acabamos de mostrar nosso projeto no Web Summit, um dos maiores encontros de startups do mundo, e é incrível como lá o tema é cotidiano, totalmente aceito?, explica ele, que complementa: ?aqui, ainda achamos que internet das coisas é algo caro e para poucos, ou ainda que é totalmente supérfluo?.
A lâmpada desenvolvida pela empresa é feita de LED e, por isso, economiza até 80% de energia e dura 25 vezes mais, se comparada às lâmpadas incandescentes. Sem necessidade alguma de adaptação, pode ser usada no bocal convencional de qualquer casa e é controlada via WiFi, por smartphone, coisa que a grande maioria hoje já possui.
O mercado para a lâmpada da Ideia Labs (startup criadora do produto) está sendo validado e muito bem recebido. En dois meses de divulgação, já há uma lista grande de interessados, mais de 1500 pessoas seguindo as redes sociais da empresa e encomendas via campanha no Kickante. Agora, a empresa busca um parceiro para viabilizar o produto para o mercado já em 2016. “Queremos revolucionar o mercado de casas inteligentes o Brasil”, garante Thaynan Mariano .