O Magazine Luiza, um dos principais varejistas brasileiros de eletroeletrônicos, teve um primeiro trimestre complicado. A empresa fechou o primeiro trimestre do ano com queda de 3% nas vendas em mesmas lojas e vendas líquidas de R$ 2,25 bilhões, praticamente estáveis em relação ao mesmo período de 2014. Em relatório ao mercado, a empresa disse que o desempenho foi prejudicado por uma forte base de comparação, já que as vendas de TVs tiveram forte alta por causa da Copa do Mundo. Excluindo o segmento de imagem, o crescimento das vendas teria sido de 4,8%.
A forte base de comparação também prejudicou os números do primeiro trimestre. No início de 2014, as vendas tinham subido 25,4%, enquanto o e-commerce avançava 44% (a expansão das vendas on-line foi de apenas 9,2% entre janeiro e março deste ano). Os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) subiram 5,5% na comparação anual, para R$ 127,4 milhões, mas o aumento das despesas financeiras fez com que o lucro líquido caísse 86,1%, para apenas R$ 2,9 milhões (0,1% da receita líquida). A varejista disse que o aumento das despesas financeiras, em virtude da alta dos juros, prejudicou os resultados.
A empresa acredita ter muitas oportunidades de melhoria de rentabilidade e margens ao longo deste ano, entre elas a cobrança de frete e montagem em todas as lojas (a partir de abril), a oferta de planos de telefonia que misturam pré-pago e pós-pago (os chamados Planos Controle) e a evolução da receita de serviços (5,8% de alta no primeiro trimestre, representando 4,6% das vendas).