Pesquisar
Close this search box.
/
/
Jovens talentos criam apps para economia de água

Jovens talentos criam apps para economia de água

Os projetos, motivados pela crise hídrica, foram premiados pelo Programa Bechmarking Brasil, que contou com jurados do Google e Intel

Com a crise hídrica instalada em cerca de 11 estados brasileiros, nada melhor do que o uso de aplicativos mobile para ajudar a controlar o consumo de água. Por isso, o Programa Benchmarking Brasil, considerado o mais respeitado selo socioambiental do país, lançou o Hackathon Mais da Sustentabilidade em parceria com cursos de Tecnologia da Informação das universidades Anhembi Morumbi e Uninove.

O objetivo é incentivar e reconhecer o talento de jovens designers e programadores que, com seus aplicativos, ajudam a construir uma nova consciência e cultura em relação aos desafios socioambientais de nossa época.   O Programa recebeu cerca de dez projetos de apps com foco no suporte ao uso racional da água, premiando e reconhecendo somente cinco deles. Representantes das empresas Google e Intel fizeram parte da comissão técnica que avaliou os aplicativos.

O app Level Up+, criado por Erico Luiz Frank, 19 anos, e Rodrigo Silveira Dias de Lima, 30 anos, alunos da Uninove, foi o grande vencedor pelo júri técnico. Ele aposta no poder das mídias sociais, já que os usuários postam fotos de vazamentos de água em vias públicas, pessoas lavando carros, calçadas etc. As fotos terão um geolocalizador de onde foi tirada para ajudar os funcionários da rede de saneamento básico da cidade a identificar e solucionar rapidamente o problema.

?Nossa ideia é trazer a responsabilidade social não apenas às empresas de saneamento básico, mas para o público em geral, para que atuem como vigilantes. Ele ajuda a passarmos pela grave crise hídrica, aliando rapidez e o alcance das mídias sociais?, explica o universitário Érico Luiz Frank.

Reconhecido pelo voto popular, o aplicativo Irriga-Ação auxilia no consumo inteligente de água para irrigação, uma das principais formas de desperdício do recurso no mund, que chega a 70%. Segundo seu criador, Fabrício Tenaglia, 23, aluno da Anhembi Morumbi, o app calcula a quantidade de litros de água necessários para irrigar uma determinada área da propriedade, o que ajuda o produtor rural a usar o recurso de forma mais racional, evitando desperdício, mas mantendo a produtividade.

De acordo com José Valdvogel de Almeida, professor do curso de Engenharia de Software da universidade, o desperdício de água é um problema socioambiental com consequências graves para o meio ambiente. ?O programa Hackathon MAIS transporta os estudantes do âmbito acadêmico para tratar essa problemática por meio de ideias inovadoras e aplicáveis?, complementa.

Os demais aplicativos selecionados respectivamente como terceiro, quarto e quinto lugares foram:
– Mizu (água em japonês), dos alunos da Uninove. Ele é um jogo eletrônico para Windows e Android voltado para o público infantil com o objetivo de ensinar as crianças a utilizar corretamente a água. Nele, o jogador assumirá o papel do personagem Mizu, que precisa descobrir porque o rio está ficando seco; ele andará pela cidade em busca de vazamentos e desperdícios. O jogador terá que reverter esse quadro para evitar que o rio desapareça e a vida da região seja extinta;

– Ponto Falho é uma ferramenta fácil para ajudar a população a fiscalizar problemas de desperdício de água em vias públicas. Bastam três toques na tela do celular para fotografar o problema e informar o poder público. O aplicativo também pode elaborar relatórios diários sobre quantidade de pontos de desperdício de água (vazamentos etc.); e ajudar na melhoria de controle das autoridades e participação da sociedade de forma rápida e eficaz.

?A proposta é que cada denúncia se transforme em um chamado de atendimento e transforme o cidadão em um agente fiscalizador?, explica o aluno Igor Siqueira, 22 anos, da Universidade Anhembi Morumbi. Pelo aplicativo, a população pode ainda monitorar o tempo médio gasto pela empresa de distribuição de água para consertar o vazamento e a quantidade de pontos de desperdício em toda a cidade;

– Reuso, de autoria do aluno Claudeiton Brito Dias, da Uninove, é um app que orienta como utilizar a água da chuva, do banho ou da máquina de lavar roupas para ser reutilizada para regar as plantas domésticas e evitar desperdícios sem prejudica-las. O app traz ainda dicas de como armazená-la.

Fonte: Assessoria de Imprensa Programa Benchmarking Brasil.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]