/
/
Já sabe qual empresa mais respeita o consumidor?

Já sabe qual empresa mais respeita o consumidor?

Vem ver quais são as companhias que, mesmo em tempos mais difíceis, tentam se superar ao máximo quando o assunto é relacionamento

O que quer o consumidor hoje em dia? Preço e qualidade? Certamente. Mas há algo que norteia cada vez mais as escolhas do novo consumidor: o respeito.
Empresas que respeitam o consumidor entregam para ele exatamente aquilo que prometem: qualidade de produtos, serviços e atendimento. São reconhecidas por seus princípios e valores. Superam desafios e obstáculos para compreender e atender as necessidades de seus clientes.
 
Por isso, merecem reconhecimento. A Shopper Experience realiza anualmente o estudo As Empresas que Mais Respeitam o Consumidor, que tem como objetivo identificar quais empresas, na experiência efetiva dos clientes, mais respeitam o consumidor, de acordo com as opiniões dos próprios consumidores.

Esta manhã, as empresas que mais respeitam o consumidor receberam este reconhecimento. A revista Consumidor Moderno realizou o tradicional café da manhã para fazer a entrega do reconhecimento às empresas vencedoras de cada categoria. (Confira no quadro abaixo).  

Respeito

Para Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience, o consumidor mudou muito ao longo dos últimos anos. E a culminância está em 2015, um ano que não têm sido de muito respeito ao brasileiro. ?Enfrentamos corrupção, aumento de juros, inflação alta e outros desafios nesse sentido. Tudo isso, reflete na maneira de consumir e nos colaboradores. Com este cenário, o respeito torna-se essencial. Respeito não tem preço, é universal, e o consumidor está cada vez mais atento a isso. Assim, a análise dos atributos que os consumidores valorizam nas marcas nesta 13ª edição do estudo está bem interessante?, comenta.

Fator humano

?Temos que aproveitar cada contato com o cliente, tratar cada um como único, humanizar o atendimento, ouvir o consumidor?, aconselha. E revela: ?o que mais teve relevância para o consumidor foi o fator humano, os funcionários solícitos. O que os consumidores mais levaram em conta na hora de analisar foi o atendimento, com 63%, à frente do produto 23%, preço 10%, ambiente e estrutura 1%?.

Inovação
   
?Em um ano como este, que foi uma montanha russa de emoções, conseguimos fazer muito?, elogia Roberto Meir, Publisher da revista Consumidor Moderno e presidente do Grupo Padrão. ?Em um ano como esse, as empresas que estão aqui recebendo este reconhecimento superaram as expectativas. Afinal, é um reconhecimento do consumidor. É um ótimo atributo?, completa.

Ele ressalta, no entanto, a importância das empresas continuarem se inovando, especialmente para atender às necessidades do consumidor moderno. ?As empresas estão envelhecendo rapidamente. Seus modelos são focados nas gerações baby boomers e X. Os Millennials, pós anos 80, querem uma relação diferente, sem burocracia. O que estamos fazendo de diferente? Em que o Brasil está inovando??, questiona.

Citando exemplos como o Uber, que em breve atingirá um milhão de corridas, Meir afirmou que esta é uma geração que está preocupada em mudar o mundo. Não só os consumidores, mas também os colaboradores. Ele enxerga, no entanto, possibilidades imensas com a realidade virtual e a internet das coisas, por exemplo.

?Sem inovar, atingir a conveniência do consumidor moderno as empresas vão ficar paradas. Temos que fazer nossa parte, sem pensar no governo. Trabalhar com novos formatos e ideias?, aconselha. Por fim, seu conselho mais importante: ?Temos que ter uma estratégia muito clara para se ?autocanibalizar?. Se a gente não fizer, têm milhares de jovens pensando em como fazer isso. E eles não têm nada a perder. Nenhum segmento está imune a isso. Então, passem o final do ano pensando em como inovar, como produzir mais em 2016. Só depende da gente para fazer um ano melhor?, conclui. Roberto Meir.

Conheça as empresas que mais respeitam o consumidor (abaixo o TOP 10 e aqui por segmento):

Metodologia
 
Foram entrevistados 1.470 indivíduos (pela internet), de oito regiões distintas: capital e interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia.
 
Nas entrevistas, cada indivíduo respondeu até seis segmentos dos quais é cliente, nos quais tem experiência e com os quais teve contato efetivo. Dessa forma, a experiência real foi mensurada, indo além da percepção ou da imagem de respeito por cada empresa.

Após a identificação das empresas, o entrevistado foi questionado sobre o quanto considera que a empresa em questão respeita o consumidor? A avaliação aconteceu dentro da seguinte escala:
0 a 7 ? Não respeita
8 a 9 ? Respeita
10 ? Respeita 100%
 
Cada entrevistado respondeu também às seguintes questões sobre os segmentos com os quais é usuário efetivo:
?      O que uma empresa ou fabricante de produtos ou serviços tem que fazer ou ter para ser respeitada pelo consumidor?    
?      Pensando em todos os segmentos, qual empresa mais respeita os consumidores??       
?      Você comprou algum produto e entrou em contato nos últimos seis meses com algum fabricante ou empresa, entre aquelas citadas no relatório, para tirar dúvidas, pedir informações etc.? (em uma escala de zero a dez).
?      Considerando na postura desta empresa, os produtos e qualidade que ela oferece, a forma como ela atende as suas necessidades, as informações fornecidas, a preocupação que ela tem em atender os consumidores e a maneira como atua na sociedade, o quanto você acha que a companhia respeita o consumidor?

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]