Pesquisar
Close this search box.
/
/
Internet segura: as três maiores e mais comuns ameaças à privacidade

Internet segura: as três maiores e mais comuns ameaças à privacidade

Algumas atitudes simples tomadas por quem navega regularmente na web podem colocar em risco o que temos de mais precioso nos dias de hoje: nossas informações. Conheça essas ameaças e aprenda a prevenir-se

No Dia Mundial da Internet Segura, o conceito de segurança na rede parece ainda estar longe da prática dos internautas.  Na visão de Gisele Arantes, especialista em direito digital e sócia do Assis e Mendes, as pessoas não foram educadas para usar corretamente e de forma segura a internet. “A internet surgiu e com ela não veio um manual de instruções de como utilizá-la com segurança”, disse. O grande problema, segundo a especialista, é que o mau uso pode acarretar uma série de consequências negativas para a vida de uma pessoa, desde exposição, rastreamento até atos ilícitos.

E em tempos de internet das coisas, a falta de segurança durante a conexão torna-se um problema ainda maior. Já que a invasão não acontece mais apenas via computador, ocorre via smartphone, smart TV e por meio de qualquer dispositivo doméstico conectado a uma rede.

52% dos brasileiros com acesso móvel à Internet têm medo de baixar aplicativos e 42% citam a confiabilidade como fator mais importante na hora de escolher um aparelho móvel novo. Os dados são da pesquisa anual Global Consumer Trust Report, realizada pela  AVG Technologies, empresa de segurança on-line com mais de 188 milhões de usuários ativos, em parceria com a MEF, a comunidade global para conteúdo e comércio mobile.

A pesquisa foca no impacto da confiança para as escolhas de serviços e produtos mobile e mostrou que os consumidores estão cada vez mais conscientes de que aplicativos e serviços móveis estão captando e utilizando suas informações pessoais para fins comerciais.

Termos e condições
Se você opta por não dividir seus dados com as empresas, pode querer prestar mais atenção aos  ?termos e condições de uso? dos sites, redes sociais e e-commerces. Por trás daqueles milhares de palavras aparentemente desconexas, complicadas e, acima de tudo, chatas, se esconde a permissão que VOCÊ dá de acesso aos seus dados, desde preferências até os lugares que frequenta simplesmente ao clicar em ?aceito os termos e condições?.

Cookies
Apesar do nome simpático, os cookies também são um infortúnio para quem quer passar despercebido na rede. Sabe a ?mágica? que os sites fazem ao mostrar exatamente o anúncio daquele produto que você procura (provavelmente porque já fez uma busca relacionada a ele)? Isso acontece porque os cookies rastreiam toda a informação que você disponibiliza ao acessar uma página.
Apesar de não ser esse o intuito, arquivos temporários da web, ou cookies, usados pelos sites para facilitar o seu acesso, podem facilitar o trabalho de pessoas que pretendam vasculhar o seu computador enquanto você estiver ausente. Até mesmo um hacker pode invadir a sua privacidade através deles.

Instalação de programas
Cuidado com o que você instala. Programas de origem desconhecida podem deixar como rastro os chamados spywares. Estes softwares, muitas vezes maliciosos (também chamados de malwares), podem vigiar e compartilhar seus hábitos de navegação e dados pessoais, que são enviados para os responsáveis pelo software malicioso. Difíceis de serem detectados, estes pequenos espiões podem ser removidos do computador através de softwares específicos ? existem vários gratuitos.

 

Leia mais:

Computadores estão com os dias contados? Parece que sim

Conheça os aplicativos que podem ?competir? com o Instagram

Chegou a vez dos negócios conectados e compartilhados

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]