A intenção de compra das famílias de São Paulo caiu 13,7% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo mostra indicador da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
Na comparação com janeiro a queda foi menor, de 0,4%. Neste mês, o indicador passou de 108,6 pontos para 108,2 pontos. O indicador varia de zero a 200 pontos – abaixo de 100 pontos é considerado insatisfatório e acima deste patamar o índice é considerado satisfatório. Como se vê, o índice de fevereiro está próximo da zona de insatisfação.
De acordo com a FecomercioSP, o indicador mantém a tendência de queda e mostra que as famílias paulistanas ainda estão sentindo o impacto da crise econômica e dos reajustes de preços sobre o seu orçamento e nível de consumo.
Segundo a federação, “o cenário econômico incerto no primeiro semestre e mais reajustes em tarifas e preços, além do possível aumento de imposto via pacote de ajuste fiscal, irá manter o indicador em patamar histórico baixo.Vale destacar que a renda já foi impactada”.
Dos itens que formam o indicador, o Momento para Duráveis, que mostra a intenção de compra de itens duráveis nos próximos meses, caiu 31,5%, na comparação com fevereiro de 2014 – o item é o que registrou a pior avaliação em fevereiro e segue pelo décimo mês consecutivo abaixo dos 100 pontos, sinalizando que ainda é um mau momento para a compra desses produtos.
Em relação a fevereiro de 2014, todos os itens que compõem o ICF registraram queda. A menor retração foi verifica no item Nível de consumo Atual (-5,7%).
Frente a janeiro, os itens que mais impactaram a queda do indicador foram Perspectiva de Consumo, que caiu 2,4%, atingindo 94,5 pontos; e Nível de Consumo Atual, que recuou 2,3%, somando 85,3 pontos. Segundo a FecomercioSP, este item tem registrado pontuação inferior a 100 há dois anos e um mês, indicando insatisfação das famílias. Ou seja, elas estão comprando menos agora em relação ao mesmo período do ano anterior.
O índice de acesso ao crédito caiu 1%, na mesma base comparativa, mas a pontuação para o item no mês foi de 123,7 pontos, na área de satisfação, indicando que as famílias ainda encontram facilidade para conseguir empréstimo para comprar a prazo. Já os itens que registraram pontuação superior à verificada em janeiro estão Perspectiva profissional (2%), Renda atual (0,5%) e Emprego atual (0,2%).
Leia mais
Vendas a prazo caem 4,83% em fevereiro