A atividade do comércio registrou movimento 2,8% menor em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados hoje (5) pela Serasa Experian. Frente a janeiro o recuo foi de 1%. As comparações já consideram os ajustes sazonais.
No acumulado do primeiro bimestre, o movimento nas lojas apresentou queda de 2,1% em relação ao primeiro bimestre de 2014.
Os reajustes de preços em itens como combustíveis, transporte, mensalidade escolar, bem como as quedas frequentes na confiança dos consumidores e o aumento das taxas de juros foram os principais motivos da queda da atividade do comércio.
O segmento de combustíveis e lubrificantes apresentou queda de 4%, o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios apresentou recuo de 2,6%. O segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas registrou retração de 0,8% – estas foram as principais influências negativas do indicador.
Com relação aos segmentos que evitaram recuos mais intensos estão na lista: material de construção, cuja movimentação nas lojas cresceu 4,3%; e o setor de móveis, eletroeletrônicos e informática (0,2%).
Leia mais