A busca por crédito por parte dos consumidores caiu 10,7% em fevereiro, na comparação com janeiro, segundo indicador divulgado hoje (10) pela Serasa Experian – esta é a segunda queda mensal seguida. Frente a fevereiro de 2014, porém, houve uma ligeira recuperação, de 0,9%.
Apesar da alta na análise anual, ela tem seguido menor ritmo nos últimos meses e a tendência é mesmo de queda. Considerando o acumulado de janeiro e fevereiro, a busca por crédito apresentou alta de 1,5% frente ao primeiro bimestre do ano passado.
Segundo os economistas da instituição, a menor quantidade de dias úteis devido ao Carnaval em fevereiro e o baixo grau de confiança dos consumidores, sem considerar as altas de juros, têm diminuído a busca por crédito. No fim, as famílias não querem se endividar em um momento de incerteza.
Considerando as regiões, frente a janeiro, todas apresentaram recuo, com destaque para Centro-Oeste, onde a busca por crédito foi 12,5% menor; e no Nordeste, onde o recuo foi de 12,2%. A região Sul apresentou queda de 10,5% e o Sudeste de 10,1%. A região Norte apresentou o menor recuo no período, de 8,3%.
Leia mais
Intenção de consumo em SP cai 13,7%