/
/
/
68% dos CEOs da saúde afirmam que negócios serão impactados por IA

68% dos CEOs da saúde afirmam que negócios serão impactados por IA

A Beneficência Portuguesa de São Paulo aplica IA para aprimorar diagnósticos, personalizar tratamentos, e analisar imagens em tempo real.

Como viver mais e melhor? Essa é a expectativa para o uso de Inteligência Artificial (IA) na área da saúde. O que estamos presenciando no setor é o grande impacto da IA. Seja por conseguir avaliar um grande conjunto de dados e informações, ou até mesmo predizer dados clínicos dos pacientes, as novas tecnologias são a aposta para uma melhor qualidade de vida.

Os CEOs da área da saúde estão atentos às mudanças que as tecnologias avançadas estão trazendo para o setor e suas organizações. No PwC Global CEO Survey, 68% dos CEOs do setor de saúde no Brasil indicaram que a tecnologia impactará seus negócios nos próximos três anos. Agora, a grande expectativa é entender como isso irá se refletir nos cuidados dos pacientes.

“A realidade da saúde pelo mundo é completamente diferente do Brasil. Existe um mix que é afetado pelas especificidades de cada país, mas aqui há um aumento de receita do setor, inclusive para os próximos três anos, mais otimista que o global”, avalia Bruno Porto, sócio da PwC Brasil e líder para o setor de saúde.

IA+Customer Experience

Olhando para esse cenário, A BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo, está aplicando a Inteligência Artificial (IA) de forma estratégica para aprimorar a precisão dos diagnósticos e a personalização dos tratamentos, marcando um capítulo avançado na jornada de transformação digital iniciada há mais de uma década na organização.

José Renato Vieira, diretor-executivo de desenvolvimento médico, técnico, educação e pesquisa da BP, afirma que a IA está sendo utilizada para analisar imagens médicas em tempo real “Isso não só aumenta significativamente a precisão dos diagnósticos ao identificar padrões e anomalias que podem não ser evidentes ao olho humano, mas também contribui para a personalização do tratamento”, explica “Também analisando os dados clínicos e genéticos dos pacientes, a IA nos permite prever a resposta a tratamentos específicos, escolhendo aqueles que são mais eficazes e têm menores efeitos colaterais para o paciente”.

Outra aplicação promissora da IA na BP é a identificação de padrões de uso e resultados assistenciais que possam sugerir o diagnóstico de doenças raras e graves. Muitas vezes, essas condições são subdiagnosticadas (insuficientemente explicadas ou identificadas) no Sistema de Saúde, o que pode atrasar o acesso ao tratamento adequado. Com a ajuda da IA, a instituição está trabalhando para melhorar a detecção precoce dessas doenças, proporcionando aos pacientes uma chance maior de recuperação.

Desafios e obstáculos no uso de IA

Apesar dos benefícios óbvios, a adoção da IA na área da saúde ainda enfrenta desafios. Um dos principais obstáculos é a resistência à mudança por parte de alguns profissionais de saúde. Embora essa resistência esteja diminuindo à medida que os benefícios da IA se tornam mais evidentes, ainda há um longo caminho a percorrer.

“Além da própria experiência, uma das barreiras para a adoção da IA é o modelo de incorporação tecnológica que caracteriza a prática médica. Antes de uma tecnologia ser integrada aos protocolos e diretrizes assistenciais (por exemplo, um medicamento ou uma nova técnica cirúrgica), ela geralmente passa por extensos testes terapêuticos em condições controladas. Por diversos motivos, esse modelo é difícil de ser aplicado integralmente na avaliação da Inteligência Artificial”, avalia Vieira.

Além disso, o modelo tradicional de incorporação tecnológica na prática médica apresenta desafios para a avaliação da IA. Encontrar formas mais rápidas e seguras de integrar essa tecnologia aos protocolos clínicos é essencial para garantir sua adoção mais ampla e eficaz.

A integração da Inteligência Artificial na área da saúde representa um avanço importante na busca por diagnósticos mais precisos, tratamentos mais eficazes e uma experiência de cuidado mais personalizada. A IA chega para garantir a acessibilidade e a equidade no acesso aos avanços tecnológicos para diferentes perfis socioeconômicos. “Isso inclui desde equipamentos de exames da Medicina Diagnóstica até a utilização de sistemas com tecnologia embarcada e nos fluxos administrativos. A iniciativa visa democratizar o acesso aos benefícios da IA tornando os cuidados de saúde mais inclusivos e equitativos”, destaca o executivo.

IA+CX

Participe do IA+CX, evento que reunirá especialistas das áreas de Inteligência Artificial e experiência do cliente, com o objetivo de discutir as tendências, os desafios e as oportunidades desta nova era. O evento será realizado no dia 23 de abril de 2024, na Contemporâneo 8076, localizada na Avenida Morumbi, 8076, no bairro do Morumbi, em São Paulo (SP). Confira a programação completa clicando aqui para acessar o site do evento.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]