/
/
Inteligência Artificial e eficiência: qual é a fórmula do sucesso?

Inteligência Artificial e eficiência: qual é a fórmula do sucesso?

Diretores discutem a importância de criar atendimentos humanizados e personalizados com o uso de tecnologia

A Inteligência Artificial (IA) generativa está mostrando que veio a jogo em diversas áreas e especialidades das organizações. Do marketing ao backoffice, os grandes modelos de linguagem são capazes de oferecer mais eficiência na análise de uma quantidade gigantesca de dados. Até pouco tempo atrás, era inimaginável que profissionais pudessem realizar essa tarefa.

Segundo pesquisa da consultoria Gartner, 70% dos mais de 2.500 executivos entrevistados afirmaram que suas organizações estão investigando e explorando as ferramentas de IA generativa. Já 19% estão começando a produção ou lançando projetos pilotos com o uso da tecnologia. E mais: a área em que o uso da tecnologia é mais explorado pelas organizações é a de Customer Experience (CX) e retenção (38%).

Mesmo empresas que trabalham tecnologias como IA e Machine Learning (ML) há anos, também estão estudando novas formas de usar a IA generativa para gerar mais eficiência em processos e no atendimento ao consumidor.

“A gente já sabia que a tecnologia, com esse nível de atenção e de investimento, seria transformadora. Por isso, criamos uma estrutura para testar casos de uso em escala”, afirmou Fabricio Dore, sócio e Diretor de Customer Experience, Design e Customer-centric Transformation do Itaú-Unibanco. O executivo participou do painel “Inteligência Artificial e eficiência: qual é a fórmula do sucesso?”, no CONAREC 2023, mediado por Fernando Moulin, Partner da Sponsorb.

“Fizemos uma chamada interna para casos de uso e, em menos de uma semana, recebemos mais de cem. Nosso trabalho foi separar quais são os usos de caso que mais gostaríamos de fazer, quais precisavam de governança, e quais poderiam ser distribuídos para áreas com mais autonomia. 80% dos usos de caso eram referentes à eficiência”, compartilhou o executivo.

Para Leonardo Campiolo, Diretor de Vendas da Twilio, por mais que a Inteligência Artificial tenha se tornado um conceito da moda, trata-se de uma tecnologia que existe há muito tempo. Para trabalhá-la de forma eficiente, o executivo recomenda três passos: definição de caso de uso, transparência e foco no cliente. “Quando a organização parte de um caso de uso bem definido, o próximo passo é a transparência. E enfim, trazer o cliente para o centro. O cliente não necessariamente sabe que a empresa está usando a tecnologia, é a marca que é utilizada pelo consumidor.”

Leia mais:
Os caminhos para uma experiência de sucesso no e-commerce

Eficiência e segurança

A Gol e seu programa de milhagens, Smiles, também vem testando a tecnologia de Machine Learning para melhorar as operações de voos no país. Como explica José Luiz Belixior, Diretor de Experiência do Cliente e Canais de Relacionamento da companhia, o aeroporto de Guarulhos recebe em um período de uma hora e meia 32 voos. “Usamos a tecnologia na alocação de pessoas, para tomar melhores decisão em casos de atraso, melhores conexões de clientes, para melhorar o flow de informação e a captação de informações. Conciliar tudo isso com atendimento é outra oportunidade”, explica. “Hoje, temos mais celulares e tablets nas mãos dos agentes para garantir que esse fluxo aconteça, e para dar mais autonomia na prestação de atendimento“.

A preocupação com a segurança dos dados é sempre uma preocupação quando o assunto é IA. Uma vez que a tecnologia utiliza uma grande quantidade de informações e as analisa de forma muito mais rápida do que a humanamente possível, esta deve ser um contante ponto de atenção para as organizações e suas lideranças.

“Experiência do consumidor e fraude andam juntos”, explica Pedro Moreno, Head de Produtos da Serasa Experian, que também participou do painel do CONAREC 2023. “É possível oferecer a experiência com camadas de segurança, como a biometria facial e análises de risco”. Segundo o executivo, a segurança se tornou mais do que uma necessidade, mas uma expectativa do consumidor.

“Mesmo a biometria facial não é mais uma ficção, mas uma camada que traz mais confiança para o consumidor para a sua marca. A ideia é nunca levar e a complexidade da segurança para o cliente”, afirma Moreno. Ele dá o exemplo das exigências de criação de senhas com muitos caracteres diferentes que, apesar de serem uma preferência para os times de segurança, têm o potencial de deixar os consumidores frustrados.


CONAREC 2023
Acompanhe a cobertura completa!


A fórmula para o sucesso com IA

No painel, os convidados compartilharam alguns indicadores valiosos para medir a eficiência da aplicação de ferramentas de IA. São métricas como aquelas que avaliam a jornada do cliente em todas as suas etapas, como o tempo de uso e quantidade de acessos, assim como o Net Promoter Score (NPS), análises de sentimento, de segurança e de performance do equipamento.

Mas não existe uma receita de bolo para utilizar a tecnologias avançadas como IA e Machine Learning. “Alguns pontos principais são: 1) procurar problemas reais para resolver, 2) testar muito rápido – já que acontecem muitas decepções nesse processo –, 3) criar experimentos distribuídos nas áreas mas com uma governança centralizada, e 4) investir em talentos, pessoas que entendem do tema”, sugere Fabricio Dore.

Leonardo Campiolo, da Twilio, acrescenta: “Ferramentas, pessoas e processos. Ferramentas adequadas para cada caso de uso e pessoas capacitadas para resolver os problemas dos processos.”

Os fatores essenciais para o desenvolvimento e aplicação de ferramentas de IA ou Machine Learning não estão na tecnologia, mas nas pessoas, nos processos e na leitura do cenário onde a empresa, seus produtos e serviços estão inseridos. Tratando de atendimento ao cliente e CX, por mais que a ferramenta ofereça ganhos de eficiência, não deve substituir o toque humano.



+ NOTÍCIAS
Transformação digital contribui com as empresas, e não tira espaço do atendimento humanizado

Transforme CX usando a inteligência artificial a seu favor

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]