/
/
70% das habilidades profissionais mudarão até 2030, aponta LinkedIn

70% das habilidades profissionais mudarão até 2030, aponta LinkedIn

Relatório do LinkedIn revela como a Inteligência Artificial está criando novas carreiras, modificando competências e acelerando a inovação no mercado de trabalho.

A Inteligência Artificial (IA) está acelerando de forma inédita o mercado de trabalho, criando demandas por empregos e habilidades. O recente relatório do LinkedIn Work Change Report do LinkedIn: AI Is Coming to Work, revela que, até 2030, 70% das habilidades usadas na maioria dos empregos mudam com a IA. Segundo o estudo, que analisou dados de mais de 1 bilhão de profissionais e 69 milhões de empresas na plataforma, o impacto da IA ​​na força de trabalho é inegável.

Segundo o levantamento, profissionais que ingressam no mercado hoje tendem a ocupar o dobro de empregos ao longo de suas carreiras em comparação com quem começou há 15 anos. Nos Estados Unidos, mais de 20% das pessoas contratadas atualmente estão em funções que nem existiam no início dos anos 2000. Entre essas posições, a de Engenheiro de Inteligência Artificial destaca-se como uma das mais promissórias em 15 países.

Cargos mais comuns em todo o mundo que não existiam em 2000:
  1. Analista de Dados;
  2. Engenheiro Full Stack;
  3. Desenvolvedor Front-end;
  4. Gerente de mídia social;
  5. Desenvolvedor Web;
  6. Engenheiro de Dados;
  7. Especialista em Desenvolvimento de Negócios;
  8. Cientista de Dados;
  9. Parceiro de negócios de recursos humanos;
  10. Gerente de Relacionamento.

O futuro das habilidades profissionais

Segundo o LinkedIn, até 2030, cerca de 70% das habilidades exigidas pela maioria dos empregos deverão ser diferentes das atuais, com a Inteligência Artificial concorrendo como principal agente dessa mudança. O relatório aponta que a adaptação, no entanto, começou em 2022, quando houve um aumento de 140% no ritmo em que os profissionais adicionam novas competências aos seus perfis no LinkedIn, com destaque tanto para habilidades técnicas quanto humanas, como liderança e comunicação.

No mundo, 88% dos executivos de alto escalão consideram importante ajudar seus negócios a acelerar a adoção de IA e 80% acreditam que isso promoverá uma cultura de trabalho mais inovadora. Além disso, 51% das organizações que implementaram a IA generativa afirmaram um aumento de receita superior a 10% nos últimos dois anos, comprovando o retorno sobre os investimentos na tecnologia.

Talentos preparados para o futuro

A demanda por profissionais especializados em IA cresceu mais de 300% globalmente nos últimos oito anos, e a contratação de talentos nessa área já representa 30% a mais de todas as admissões desde o outono passado, aponta o LinkedIn. No entanto, as empresas não buscam apenas habilidades técnicas: elas priorizam talentos que equilibrem expertise tecnológica com competências humanas.

Embora a adoção da IA ​​ainda esteja em seus projetos iniciais, o relatório conclui que os profissionais que se posicionarem agora para acompanhar essa revolução terão maiores chances de sucesso. As mudanças no mercado de trabalho podem ser desafiadoras, mas, ao abraçá-las, empresas e profissionais podem garantir um futuro mais inovador e competitivo.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]