A Inteligência Artificial (IA) está acelerando de forma inédita o mercado de trabalho, criando demandas por empregos e habilidades. O recente relatório do LinkedIn Work Change Report do LinkedIn: AI Is Coming to Work, revela que, até 2030, 70% das habilidades usadas na maioria dos empregos mudam com a IA. Segundo o estudo, que analisou dados de mais de 1 bilhão de profissionais e 69 milhões de empresas na plataforma, o impacto da IA na força de trabalho é inegável.
Segundo o levantamento, profissionais que ingressam no mercado hoje tendem a ocupar o dobro de empregos ao longo de suas carreiras em comparação com quem começou há 15 anos. Nos Estados Unidos, mais de 20% das pessoas contratadas atualmente estão em funções que nem existiam no início dos anos 2000. Entre essas posições, a de Engenheiro de Inteligência Artificial destaca-se como uma das mais promissórias em 15 países.
A presença da IA no mercado de trabalho não respeita fronteiras. Desde 2016, a proporção de membros do LinkedIn que adicionaram habilidades relacionadas à IA aos seus perfis aumentou 20 vezes globalmente. Nos Emirados Árabes Unidos, esse número cresceu 80 vezes, enquanto nos EUA o aumento foi de 21 vezes. Mesmo em mercados com menor adesão, como a Alemanha, o crescimento foi significativo, em 12 vezes.
Cargos mais comuns em todo o mundo que não existiam em 2000:
- Analista de Dados;
- Engenheiro Full Stack;
- Desenvolvedor Front-end;
- Gerente de mídia social;
- Desenvolvedor Web;
- Engenheiro de Dados;
- Especialista em Desenvolvimento de Negócios;
- Cientista de Dados;
- Parceiro de negócios de recursos humanos;
- Gerente de Relacionamento.
O futuro das habilidades profissionais
Segundo o LinkedIn, até 2030, cerca de 70% das habilidades exigidas pela maioria dos empregos deverão ser diferentes das atuais, com a Inteligência Artificial concorrendo como principal agente dessa mudança. O relatório aponta que a adaptação, no entanto, começou em 2022, quando houve um aumento de 140% no ritmo em que os profissionais adicionam novas competências aos seus perfis no LinkedIn, com destaque tanto para habilidades técnicas quanto humanas, como liderança e comunicação.
No mundo, 88% dos executivos de alto escalão consideram importante ajudar seus negócios a acelerar a adoção de IA e 80% acreditam que isso promoverá uma cultura de trabalho mais inovadora. Além disso, 51% das organizações que implementaram a IA generativa afirmaram um aumento de receita superior a 10% nos últimos dois anos, comprovando o retorno sobre os investimentos na tecnologia.
Talentos preparados para o futuro
A demanda por profissionais especializados em IA cresceu mais de 300% globalmente nos últimos oito anos, e a contratação de talentos nessa área já representa 30% a mais de todas as admissões desde o outono passado, aponta o LinkedIn. No entanto, as empresas não buscam apenas habilidades técnicas: elas priorizam talentos que equilibrem expertise tecnológica com competências humanas.
Embora a adoção da IA ainda esteja em seus projetos iniciais, o relatório conclui que os profissionais que se posicionarem agora para acompanhar essa revolução terão maiores chances de sucesso. As mudanças no mercado de trabalho podem ser desafiadoras, mas, ao abraçá-las, empresas e profissionais podem garantir um futuro mais inovador e competitivo.