/
/
/
⁠Cursos em IA generativa são priorizados por 95% dos empregadores na hora de contratar

⁠Cursos em IA generativa são priorizados por 95% dos empregadores na hora de contratar

Pesquisa aponta que empregadores brasileiros estão dispostos a oferecer salários iniciais mais altos para candidatos com conhecimentos e microcredencias em IA

A Coursera (plataforma de cursos a distância) acaba de lançar o Relatório de Impacto das Microcredenciais 2025, baseado em duas pesquisas globais conduzidas entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Os estudos reúnem insights de mais de 1.000 empregadores e 1.200 estudantes em dez países: Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, França, Índia, Indonésia, México, Arábia Saudita, Tailândia e Turquia.

Um dado chama a atenção: 94% dos empregadores brasileiros estão dispostos a oferecer salários iniciais mais altos a candidatos que possuem microcredenciais (cursos) e habilidades em IA no currículo.

Entre aqueles que já contrataram candidatos com microcredenciais, 98% relataram economia real em custos de treinamento no primeiro ano, com a maioria apontando reduções de até 20%.

GenAI e cibersegurança avançando

Segundo o relatório, o Design de UX surgiu como uma habilidade de alta demanda no Brasil — logo atrás de GenAI e Cibersegurança. Além disso, 100% dos empregadores entrevistados já estão utilizando ou explorando contratações baseadas em competências. Muitos destacam a necessidade de estruturas robustas de acreditação para garantir a qualidade consistente.

Marni Baker Stein, diretora de Conteúdo da Coursera, afirma que os empregadores brasileiros estão priorizando GenAI e microcredenciais nas decisões de contratação. “É uma realidade, as microcredenciais estão influenciando decisões de contratação, resultados de empregabilidade e produtividade no local de trabalho.”

Com esse impulso crescente em torno da educação baseada em competências, Stein avalia que o mercado educacional precisa se reestruturar. “Estudantes e empregadores estão sinalizando que as universidades devem acelerar a integração de microcredenciais alinhadas à indústria para garantir que os estudantes se formem preparados para as demandas do mercado de trabalho moderno.”

Insights do Brasil no Relatório de Microcredenciais 2025

  • 95% dos empregadores brasileiros afirmam que as microcredenciais fortalecem a candidatura de um profissional.
  • 97% dos empregadores contrataram pelo menos um profissional com microcredencial no último ano.
  • 98% dos empregadores economizaram em custos de treinamento para contratações de nível inicial com microcredenciais relevantes, sendo que a maioria relatou economias de até 20%.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]