/
/
Pequenas empresárias brasileiras lideram uso de IA

Pequenas empresárias brasileiras lideram uso de IA

Pesquisa global sobre empreendedorismo indica que as mulheres brasileiras estão adotando a IA com confiança e eliminando a lacuna de gênero
Legenda da foto

O empreendedorismo está desempenhando um papel cada vez mais importante na vida das mulheres. Nesse caminho, empreendedoras brasileiras sustentam seus lares e lideram a adoção da Inteligência Artificial (IA) para impulsionar suas pequenas empresas.  

A afirmação faz parte da Pesquisa Global de Empreendedorismo 2025 da GoDaddy. O levantamento revela que as mulheres estão redefinindo o sucesso com confiança e resiliência, usando a tecnologia para simplificar as operações e inspirar uma nova era de oportunidades de negócios e inovação. Segundo o estudo, 87% das entrevistadas dizem que esse propósito melhorou sua qualidade de vida, oferecendo um senso de realização e empoderamento, com a oportunidade de perseguir sua paixão.

No Brasil, 57% das pequenas empresas pesquisadas são de propriedade de mulheres. Sendo que 67% delas declararam ter iniciado seus negócios nos últimos cinco anos.

Essas estatísticas destacam a presença significativa de mulheres no empreendedorismo no Brasil. Mais do que isso, ressaltam sua resiliência, especialmente considerando o clima econômico desafiador.

IA ajuda a competir com empresas maiores

Segundo a pesquisa, as mulheres empresárias não estão apenas administrando seus próprios negócios, elas estão se destacando com uma confiança inabalável. Um número impressionante de 98% das pesquisadas expressou sua crença em suas capacidades, uma prova de sua força bem fundamentada na área de negócios. Além disso, quase quatro em cada cinco (79%) concordam que a Inteligência Artificial ajudará sua pequena empresa a competir com empresas maiores e com mais recursos no próximo ano.

Ainda, as mulheres brasileiras estão relatando que economizam oito horas por semana ao usar ferramentas de IA. Seja para o design de logotipos até estratégias de marketing digital. Esse tempo economizado equivale a um dia de trabalho por semana. Tempo que elas gastam para ter ideias criativas (60%), manter-se organizadas e gerenciar as tarefas do dia a dia (46%) e aprender novas habilidades ou aprimorar as atuais (45%).

Empresárias resilientes

Apenas 16% das empreendedoras brasileiras se sentem otimistas em relação à economia atual. Apesar das emoções mistas, as empresárias do Brasil permanecem resilientes. 86% acreditam que seus negócios crescerão nos próximos 3 a 5 anos, número mais alto do que entre os homens (80%).

E essas não são apenas previsões: 50% das empreendedoras no Brasil são as principais responsáveis pela renda de suas famílias. O estudo avalia que essas mulheres estão contribuindo para as economias locais, criando novos empregos e sustentando famílias.

IA para liberar tempo

As empreendedoras afirmam se sentirem realizadas ao criar sua própria fonte de renda (63%) e sustentar a família (47%). Além disso, as mulheres empreendedoras se alegram por serem uma inspiração para as pessoas ao seu redor (32%).

“Com ferramentas baseadas em IA as mulheres podem liberar tempo para dedicá-lo ao que realmente importa para elas”, disse Laura Messerschmidt, presidente de Mercados Internacionais da GoDaddy. “Seja no crescimento de seus negócios, no foco na família ou no aprimoramento de suas habilidades, as mulheres brasileiras estão inspirando a próxima geração de líderes empresariais bem-sucedidas. Os resultados da nossa pesquisa confirmam que a tecnologia é um poderoso equalizador, permitindo que as mulheres redefinam seus papéis nos negócios”.

Principais insights da pesquisa

  • 79% concordam que a IA ajudará sua pequena empresa a competir com empresas maiores;
  • 86% acreditam que seus negócios crescerão nos próximos 3 a 5 anos;
  • 87% das entrevistadas dizem que o propósito de empreender melhorou sua qualidade de vida;
  • 98% das pesquisadas expressou sua crença em suas capacidades;
  • Ao usar ferramentas de IA, elas economizam oito horas de trabalho por semana.

Vale mencionar que a Pesquisa Global de Empreendedorismo GoDaddy 2025 foi realizada pela Advanis em janeiro de 2025. Foi realizada na Áustria, Brasil, Colômbia, Egito, Alemanha, Índia, México, Arábia Saudita, Espanha, Suíça e Emirados Árabes Unidos. Os critérios de amostragem foram proprietários de pequenas empresas, e as empresas foram definidas com base no número de funcionários, variando de um a 49. Um total de 3.504 pessoas foram pesquisadas, 500 delas no Brasil.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas
MAIS +
O Hinge aposta em conexões profundas para enfrentar o desgaste emocional dos usuários e o "dating burnout" que afeta a Geração Z.
Hinge chega ao Brasil buscando conexões duradouras
Hinge aposta em conexões profundas para enfrentar o desgaste emocional dos usuários e o "dating burnout" que afeta a Geração Z.
Para a Sprinklr, o CX conversacional tornará aplicativos e sites obsoletos, transformando a experiência em jornadas fluidas, guiadas por IA.
Para a Sprinklr, o futuro é do CX conversacional
O CX conversacional tornará aplicativos e sites obsoletos, transformando a experiência em jornadas fluidas, guiadas por IA.
Ana Maria Vailati, diretora de Marketing e Relacionamento do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
CM Entrevista: Experiência do paciente é ativo estratégico no Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Além de alta tecnologia, o impacto emocional na experiência do cliente define a excelência em saúde no Oswaldo Cruz.
Suzano aposta em IA, pesquisas e narrativas sensíveis para criar conexões reais em um mercado cada vez mais emocional.
"Não comunicamos apenas produtos, mas valores e experiências", diz CMO da Suzano
Suzano aposta em IA, pesquisas e narrativas sensíveis para criar conexões reais em um mercado cada vez mais emocional.
SUMÁRIO – Edição 295

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
jacques@gpadrao.com.br

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
lucimara@gpadrao.com.br

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
daniela.calvo@gpadrao.com.br

Elisabete Almeida
elisabete.almeida@gpadrao.com.br

Érica Issa
erica.issa@gpadrao.com.br

Gustavo Bittencourt
gustavo.bittencourt@gpadrao.com.b

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
larissa.santana@gpadrao.com.br

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
julia.fregonese@gpadrao.com.br

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
camila@gpadrao.com.br

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
comercial@gpadrao.com.br