/
/
Hora de mudar a cultura

Hora de mudar a cultura

Ciclo de Encontros NOVAREJO mostra que, para entender bem o cliente, é preciso criar indicadores

Evitar ruptura ou excesso de estoque, ter o produto correto em cada loja para atender ao perfil adequado de consumidores daquela região e desenvolver ações de relacionamento com os clientes que vão além do ?você é muito importante para nós? significam, para o varejo, mais vendas, menos custos e resultados mais interessantes. Alcançar esse estado, porém, depende de muito trabalho duro e de superar resistências em toda a empresa.

Essa foi a principal conclusão da edição de março do Ciclo de Encontros NOVAREJO, realizado ontem na sede do Grupo Padrão, em São Paulo, com o tema ?Como montar o mix de produtos certo para o consumidor certo??. Mediado por Rubens Panelli, sócio da consultoria Panelli & Associados, o evento abordou aspectos como a necessidade de criação de uma cultura voltada a indicadores de desempenho nas empresas de varejo. ?O empresário vai fazendo e não planeja nada, porque cresceu assim nos tempos de inflação e não vê a importância do controle e da gestão?, comenta Panelli.

Na bandeira Smart, do grupo atacadista Martins, que conta com 959 lojas em quase todos os Estados e é formada por pequenos empresários que se unem sob uma mesma marca para atuar de forma conjunta, essa realidade é sentida diariamente.

?Nosso apoio é fundamental, porque o pequeno varejo não tem a cultura de KPIs (indicadores chave de desempenho). O pessoal quer vender mais, mas às vezes não percebe que vende com prejuízo?, afirma Ronaldo Merola Gomes, gestor responsável pelo atendimento a 205 varejistas filiados à rede no Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. ?Nosso papel é mostrar para eles que é possível gerenciar melhor a operação?.

Na Timberland, marca de estilo de vida outdoor do grupo Alpargatas, a base para entregar a proposta do produto certo são os números. ?Contra fatos não há argumentos. Assim, todo o planejamento e venda das lojas funciona com base em números?, comenta Maike Minzoni, gerente de franquias e de Gerenciamento por Categorias da marca, que possui 11 lojas próprias e sete franqueadas em 10 cidades.

Para Glaucia Maurano, diretora de marketing América Latina da Oracle Retail, o varejo é um negócio que depende de disciplina. ?Se você quer ter o produto certo para o cliente, precisa conhecer esse cliente. E isso depende da criação de uma cultura, com treinamento, visitas constantes à loja, transmissão de valores e uso de técnicas de gestão?, afirma.

E é aí que a situação se complica. ?Em momentos de baixa de vendas, a primeira coisa que as empresas fazem é reduzir os investimentos e voltar ao feijão com arroz. Mas é preciso fazer isso sem perder a identidade?, comenta Minzoni. Para Glaucia, muitas empresas nem mesmo sabem qual é a identidade que possuem. ?A maioria dos negócios nasceu com o dono, que nunca parou para pensar nesse tipo de coisa?, afirma.

Conhecer o que acontece no ambiente das lojas também é fundamental nesse processo de entender o cliente e o mix de produtos. ?Os detalhes é que fazem a diferença na operação?, afirma Thomaz Cepeda, gerente de Gestão por Categorias da Havaianas. Ele ilustra esse ponto com um caso que ocorria em sua loja conceito, em São Paulo. ?Temos uma linha de acessórios, composta por chaveiro, pins, capas para celulares e outros produtos. Criamos um processo para controlar a venda desses itens, mas no PDV o vendedor colocava qualquer código, para fechar logo a transação. Somente vendo a operação in loco é que identificamos isso e conseguimos propor mudanças?, diz.

Para Rubens Panelli, a solução é aliar ferramentas de gestão e a barriga no balcão. ?É preciso desenvolver indicadores e trabalhar com as equipes das lojas para que elas entendam o que está sendo implementado. Sem mudança de cultura, nada funciona?, completa o consultor. E, se nada mudar, o consumidor continuará buscando opções mais interessantes para ele.

?Em janeiro deste ano, os brasileiros aumentaram seus gastos em Miami em 40%, considerando o impacto cambial. São mais de US$ 2 bilhões que deveriam estar no mercado interno, se ele conseguisse oferecer o produto certo para o cliente certo?, conclui Jacques Meir, Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão.

A cobertura completa da edição de março do Ciclo de Encontros você confere na próxima edição da revista NOVAREJO.

Leia mais

Como diferenciar a experiência do cliente pelos atributos da marca?

O Inimigo Oculto

Pessoas e processos para combater perdas

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]