O varejo brasileiro tem uma grande oportunidade para se desenvolver nos próximos anos, se buscar novos modelos de negócios e de gestão. Essa foi a principal mensagem da abertura do Seminário Investimentos NOVAREJO, que acontece na manhã desta sexta-feira (15/05) no Hotel Renaissance, em São Paulo.
Em seu discurso de abertura, Roberto Meir, Publisher da revista NOVAREJO e presidente do Grupo Padrão, disse que a sociedade de consumo brasileira evoluiu muito nos últimos 20 anos, mas as práticas de gestão do mercado não avançaram no mesmo ritmo. ?Existe um descompasso significativo no varejo entre o que se apresenta para o cliente e as práticas administrativas. Isso, na prática, significa que existem muitas oportunidades para empresas que invistam em tecnologia, em processos e em gestão?, comenta Meir.
Para ele, um exemplo de sucesso no Brasil é o setor financeiro, que tem em seu DNA a busca constante pelo aumento de produtividade. ?E, ao aproximar o mercado financeiro do varejo, emergem as práticas de governança e transparência, que trarão muito resultado para quem buscar esse caminho?, afirma. Um exemplo dessa tendência é o setor de farmácias, que há dez anos tinha como líder redes com faturamento abaixo de R$ 1 bilhão e uma estrutura muito fragmentada. Algumas redes buscaram o caminho da governança, com fundos de investimentos e abertura de capital, e hoje as principais redes têm uma capitalização de mercado da ordem de R$ 10 bilhões. ?E as empresas que continuaram como estavam no passado viraram alvo de aquisições e perderam espaço no mercado?, analisa Meir.
Para o executivo, o Seminário Investimentos NOVAREJO é um momento importante para buscar alternativas inovadoras e benchmarks para crescer. ?Ninguém trabalha esperando diminuir as vendas. Todos nós estamos buscando inovações, inspirações e ideias para fazer com que nossos negócios avancem. E a governança corporativa, que vamos discutir aqui hoje, é um desses caminhos?, completa.
Leia mais:
Governança ajuda na longevidade das empresas