Pesquisar
Close this search box.
/
/
Hisense investe no Brasil e quer se tornar uma das cinco maiores do país

Hisense investe no Brasil e quer se tornar uma das cinco maiores do país

Marca chinesa chegou ao Brasil há quase um ano focada em personalização e conveniência, e já pensa em produzir localmente, revela Matjaz Cokan, VP da Hisense

A Hisense, empresa global de eletrodomésticos, chegou ao Brasil há menos de um ano com planos ambiciosos: se tornar um dos cinco maiores fabricantes do país, e posicionar o Brasil como o segundo maior mercado nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos. A marca está expandindo sua presença global e passa a comercializar, a partir deste mês, seus produtos na Fast Shop, uma das principais redes de varejo premium do Brasil, com produtos high end com venda exclusiva no e-commerce, além da linha branca, com refrigeradores, máquinas de lavar e secar roupas, lava louças, que já pode ser encontrada em outros varejistas.

Para o Brasil, a estratégia é semelhante a que foi traçada no México, começando com a venda de produtos no varejo e posteriormente a implantação de linha de produção local.

“O Brasil é um mercado chave na estratégia global da Hisense. Nosso desejo é conquistar cada vez mais a preferência dos brasileiros oferecendo produtos de alta tecnologia, com design minimalista e versatilidade. Estamos certos de que a parceria com a Fast Shop será muito bem-sucedida para este primeiro ano no varejo brasileiro, nos ajudando a posicionar a Hisense entre as cinco maiores empresas de eletroeletrônicos no mercado local com produtos high-end”, explica Matjaz Cokan, vice-presidente para o Brasil da Hisense.

O momento não poderia ser melhor. Dados da Fast Shop do último ano apontam para um forte crescimento na procura por eletrodomésticos da “linha branca”, aqueles que a maioria dos lares possui e que são utilizados para atender às necessidades do dia a dia. Nos últimos 12 meses, os produtos da linha mais procurado na rede foram a lava-louças, com incremento de 118%; seguida pelas adegas, com 53%; refrigeradores, com aumento de 50%; e máquinas lava e seca com 34%.

Leia mais: Entenda e compare o gasto de energia com eletrodoméstico

Portifólio para atender a todos os tipos de público

Segundo Eduardo Salem, diretor de marketing e canais digitais da Fast Shop, os consumidores procuram por novidades tecnológicas aliadas a qualidade e durabilidade. “Trata-se de um ótimo momento para apresentar novidades ao mercado, que segue consumindo de forma cada vez mais qualificada”, afirma. A plataforma venderá com exclusividade produtos premium da Hisense, como adegas climatizadas e cervejeiras.

A Hisense está estabelecendo parcerias personalizadas para atender a diferentes perfis de público. Desde novembro do ano passado, estabeleceu parcerias com redes varejistas regionais, como Ramsons, em Manaus; Império em Pernambuco, e no Sul na Afubra, Becker, Correa Back, Lojas Adelino, Deltasul, Berlanda e Lebes; além, é claro, da Via Varejo em termos nacionais, com presença nos e-commerces de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.

Agora, a marca foca em ampliar a distribuição de produtos no país, principalmente na região Sudeste. Com sede em Qingdao, na China, a Hisense conta com 66 empresas e escritórios no exterior, 23 centros de pesquisa e desenvolvimento e 34 parques industriais em todo o mundo, empregando mais de 100 mil trabalhadores.

Confira a entrevista exclusiva de Matjaz Cokan à Consumidor Moderno:

Consumidor Moderno – Como percebe o cenário brasileiro para o grupo?

Matjaz Cokan – O Brasil é um dos mercados mais importantes na estratégia global da Hisense. Nosso objetivo é posicionar a Hisense como uma das principais marcas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no mercado local. Estamos otimistas com os resultados alcançados até aqui e nossos produtos já chamaram a atenção do público local.

CM – Quais são as principais particularidades que a Hisense vê para o mercado brasileiro?

Matjaz Cokan – O brasileiro gosta de tecnologia e de comodidades, praticidade. Este é exatamente o nosso público-alvo. O Brasil tem uma concorrência bastante acirrada em termos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. No entanto, o consumidor está disposto a experimentar marcas que trazem novidades. A receptividade tem sido muito boa.

Matjaz Cokan, vice-presidente para o Brasil da Hisense
Matjaz Cokan, vice-presidente para o Brasil da Hisense

CM – E como se adaptar à demanda e as necessidades desse público?

Matjaz Cokan – Aos poucos vamos sentindo os produtos que mais se adequam ao público local. Estamos trazendo nossas diferentes linhas aos poucos para entender a demanda e o perfil do brasileiro. Nosso design clean, a tecnologia dos equipamentos e a facilidade do aplicativo “Connect Life”, que permite conectividade de alguns produtos, são algumas das apostas para o público brasileiro.

CM – Já existem algumas ações e iniciativas desenhadas para o Brasil?

Matjaz Cokan – Nosso objetivo no Brasil e crescer a marca Hisense e iremos aumentar nossa linha de produtos da forma orgânica e sustentável. A princípio, estamos importando os produtos, mas pretendemos seguir a mesma estratégia que foi feita no México. Lá, iniciamos importando os produtos e fomos sentindo a receptividade do mercado. Diante dos resultados positivos, tomamos a decisão de iniciar a produção local.

Hisense comercializa hoje seus produtos em mais de 130 países e vem crescendo sua presença nas Américas, estando entre as três maiores marcas de TV nos Estados Unidos, Canada e no México. No Brasil, não tem por que ser diferente e para grupo Hisense é um dos mercados estratégicos para crescimento nos próximos anos.

CM – Como se deu a escolha pela Fast Shop para o mercado brasileiro?

Matjaz Cokan – A parceria com a Fast Shop foi feita para oferecer alguns produtos exclusivos que só estão disponíveis na rede, como o Wine Cooler e a Beverage Cooler. Estamos atuando com diferentes parceiros para atender variados perfis de consumidores e o Fast Shop tem um público fiel que busca produtos diferenciados. Não podíamos ficar fora desse mercado especializado.

Conheça o Mundo do CX

CM – Como a Hisense trabalha a comunicação e o relacionamento com os clientes?

Matjaz Cokan – No próximo ano a Hisense vai comemorar 55 de existência e nesse tempo tem se destacado na forma como trabalha a comunicação e o relacionamento com os clientes.

A empresa adota uma abordagem centrada no cliente, priorizando a satisfação e a experiência do cliente em todas as etapas. 

CM – Quais são as principais ferramentas para medir e a avaliar a satisfação do consumidor com a marca?

Matjaz Cokan – Existem várias ferramentas eficazes para medir e avaliar a satisfação do consumidor, mas o melhor é fazer o nosso trabalho e seguir a nossa visão e missão que está escrita nos fundamentos da empresa: ser uma empresa centenária, sempre buscando a inovação científica e tecnológica, liderando a fabricação avançada e melhorando assim a qualidade de vida e trazendo felicidade para milhões de famílias.

O fato de Hisense se tornar o segundo maior distribuidor de TV no mundo, mostra que ganhamos confiança do consumidor e estamos no caminho certo.



+ NOTÍCIAS
Quais são os 5 perfis de consumidores no mundo hoje?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]