Pesquisar
Close this search box.
/
/
Hisense investe no Brasil e quer se tornar uma das cinco maiores do país

Hisense investe no Brasil e quer se tornar uma das cinco maiores do país

Marca chinesa chegou ao Brasil há quase um ano focada em personalização e conveniência, e já pensa em produzir localmente, revela Matjaz Cokan, VP da Hisense

A Hisense, empresa global de eletrodomésticos, chegou ao Brasil há menos de um ano com planos ambiciosos: se tornar um dos cinco maiores fabricantes do país, e posicionar o Brasil como o segundo maior mercado nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos. A marca está expandindo sua presença global e passa a comercializar, a partir deste mês, seus produtos na Fast Shop, uma das principais redes de varejo premium do Brasil, com produtos high end com venda exclusiva no e-commerce, além da linha branca, com refrigeradores, máquinas de lavar e secar roupas, lava louças, que já pode ser encontrada em outros varejistas.

Para o Brasil, a estratégia é semelhante a que foi traçada no México, começando com a venda de produtos no varejo e posteriormente a implantação de linha de produção local.

“O Brasil é um mercado chave na estratégia global da Hisense. Nosso desejo é conquistar cada vez mais a preferência dos brasileiros oferecendo produtos de alta tecnologia, com design minimalista e versatilidade. Estamos certos de que a parceria com a Fast Shop será muito bem-sucedida para este primeiro ano no varejo brasileiro, nos ajudando a posicionar a Hisense entre as cinco maiores empresas de eletroeletrônicos no mercado local com produtos high-end”, explica Matjaz Cokan, vice-presidente para o Brasil da Hisense.

O momento não poderia ser melhor. Dados da Fast Shop do último ano apontam para um forte crescimento na procura por eletrodomésticos da “linha branca”, aqueles que a maioria dos lares possui e que são utilizados para atender às necessidades do dia a dia. Nos últimos 12 meses, os produtos da linha mais procurado na rede foram a lava-louças, com incremento de 118%; seguida pelas adegas, com 53%; refrigeradores, com aumento de 50%; e máquinas lava e seca com 34%.

Leia mais: Entenda e compare o gasto de energia com eletrodoméstico

Portifólio para atender a todos os tipos de público

Segundo Eduardo Salem, diretor de marketing e canais digitais da Fast Shop, os consumidores procuram por novidades tecnológicas aliadas a qualidade e durabilidade. “Trata-se de um ótimo momento para apresentar novidades ao mercado, que segue consumindo de forma cada vez mais qualificada”, afirma. A plataforma venderá com exclusividade produtos premium da Hisense, como adegas climatizadas e cervejeiras.

A Hisense está estabelecendo parcerias personalizadas para atender a diferentes perfis de público. Desde novembro do ano passado, estabeleceu parcerias com redes varejistas regionais, como Ramsons, em Manaus; Império em Pernambuco, e no Sul na Afubra, Becker, Correa Back, Lojas Adelino, Deltasul, Berlanda e Lebes; além, é claro, da Via Varejo em termos nacionais, com presença nos e-commerces de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.

Agora, a marca foca em ampliar a distribuição de produtos no país, principalmente na região Sudeste. Com sede em Qingdao, na China, a Hisense conta com 66 empresas e escritórios no exterior, 23 centros de pesquisa e desenvolvimento e 34 parques industriais em todo o mundo, empregando mais de 100 mil trabalhadores.

Confira a entrevista exclusiva de Matjaz Cokan à Consumidor Moderno:

Consumidor Moderno – Como percebe o cenário brasileiro para o grupo?

Matjaz Cokan – O Brasil é um dos mercados mais importantes na estratégia global da Hisense. Nosso objetivo é posicionar a Hisense como uma das principais marcas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no mercado local. Estamos otimistas com os resultados alcançados até aqui e nossos produtos já chamaram a atenção do público local.

CM – Quais são as principais particularidades que a Hisense vê para o mercado brasileiro?

Matjaz Cokan – O brasileiro gosta de tecnologia e de comodidades, praticidade. Este é exatamente o nosso público-alvo. O Brasil tem uma concorrência bastante acirrada em termos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. No entanto, o consumidor está disposto a experimentar marcas que trazem novidades. A receptividade tem sido muito boa.

Matjaz Cokan, vice-presidente para o Brasil da Hisense
Matjaz Cokan, vice-presidente para o Brasil da Hisense

CM – E como se adaptar à demanda e as necessidades desse público?

Matjaz Cokan – Aos poucos vamos sentindo os produtos que mais se adequam ao público local. Estamos trazendo nossas diferentes linhas aos poucos para entender a demanda e o perfil do brasileiro. Nosso design clean, a tecnologia dos equipamentos e a facilidade do aplicativo “Connect Life”, que permite conectividade de alguns produtos, são algumas das apostas para o público brasileiro.

CM – Já existem algumas ações e iniciativas desenhadas para o Brasil?

Matjaz Cokan – Nosso objetivo no Brasil e crescer a marca Hisense e iremos aumentar nossa linha de produtos da forma orgânica e sustentável. A princípio, estamos importando os produtos, mas pretendemos seguir a mesma estratégia que foi feita no México. Lá, iniciamos importando os produtos e fomos sentindo a receptividade do mercado. Diante dos resultados positivos, tomamos a decisão de iniciar a produção local.

Hisense comercializa hoje seus produtos em mais de 130 países e vem crescendo sua presença nas Américas, estando entre as três maiores marcas de TV nos Estados Unidos, Canada e no México. No Brasil, não tem por que ser diferente e para grupo Hisense é um dos mercados estratégicos para crescimento nos próximos anos.

CM – Como se deu a escolha pela Fast Shop para o mercado brasileiro?

Matjaz Cokan – A parceria com a Fast Shop foi feita para oferecer alguns produtos exclusivos que só estão disponíveis na rede, como o Wine Cooler e a Beverage Cooler. Estamos atuando com diferentes parceiros para atender variados perfis de consumidores e o Fast Shop tem um público fiel que busca produtos diferenciados. Não podíamos ficar fora desse mercado especializado.

Conheça o Mundo do CX

CM – Como a Hisense trabalha a comunicação e o relacionamento com os clientes?

Matjaz Cokan – No próximo ano a Hisense vai comemorar 55 de existência e nesse tempo tem se destacado na forma como trabalha a comunicação e o relacionamento com os clientes.

A empresa adota uma abordagem centrada no cliente, priorizando a satisfação e a experiência do cliente em todas as etapas. 

CM – Quais são as principais ferramentas para medir e a avaliar a satisfação do consumidor com a marca?

Matjaz Cokan – Existem várias ferramentas eficazes para medir e avaliar a satisfação do consumidor, mas o melhor é fazer o nosso trabalho e seguir a nossa visão e missão que está escrita nos fundamentos da empresa: ser uma empresa centenária, sempre buscando a inovação científica e tecnológica, liderando a fabricação avançada e melhorando assim a qualidade de vida e trazendo felicidade para milhões de famílias.

O fato de Hisense se tornar o segundo maior distribuidor de TV no mundo, mostra que ganhamos confiança do consumidor e estamos no caminho certo.



+ NOTÍCIAS
Quais são os 5 perfis de consumidores no mundo hoje?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]