Um novo perfil de consumidor, cada vez mais conectado, em busca novas experiências e hipersegmentado. Essas foram características encontradas pela pesquisa da Kantar, apresentada no APAS Show, em relação ao novo cliente da sociedade informatizada.
Segundo o estudo, o comportamento do shopper muda na hora da compra dentro e fora de casa e depende de alguns fatores, seja o dia da semana, a companhia ou até sua própria motivação no momento de adquirir um produto ou serviço.
Todas essas diferenças criam um consumo específico, o que gera uma hipersegmentação do mercado. Se antes os consumidores eram identificados através de grupos similares, como o tradicional, fitness ou curioso, agora as decisões são mais específicas e podem variar de acordo com a ocasião.
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Mudança
Um dos exemplos apresentados pelo levantamento foi a nova configuração do consumo de refrigerante. Apesar de a bebida ter uma penetração mensal em 96% dos lares com o consumo regular nas refeições, o compartilhamento dela fora de casa é menor, com apenas 41,4%.
Os consumidores também mudam seus hábitos de consumo em relação à produtos regulares e diet, light ou zero. Em casa, as bebidas regulares (54%) são mais importantes do que as zero açúcar (48%) nos finais de semana. Fora do lar, as opções sem adição de açúcar representam 36,7% das vendas aos sábados e domingos, contra 35,1% dos açucarados.
Deborah Maeda, diretora de Retail da Kantar, afirma que o consumidor busca, cada vez mais, canais que complementem suas necessidades de compra a cada momento.
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“É essencial ter um sortimento adequado por canal para atender as mais diferentes necessidades dos clientes. As garrafas pet, por exemplo, são mais importantes para supermercados independentes, varejo tradicional, atacarejo e lojas de departamento. Os hipermercados são o principal canal para bebidas com sabor de uva e outras frutas. Os zero açúcar são melhor cotados em hipermercados, supermercados de rede e lojas de departamento”, complementa Deborah.