Pesquisar
Close this search box.
/
/
Grupo Volkswagen cria empresa de inteligência artificial

Grupo Volkswagen cria empresa de inteligência artificial

Novo "AI Lab" dentro do Grupo atuará como um centro de competência e incubadora em rede global

A Volkswagem quer acelerar as inovações tecnológicas e para isso pretende ao máximo explorar todo o potencial da inteligência artificial para melhora a experiência dos produtos. A companhia anunciou recentemente que criou um “Laboratório de IA” especializado, empresa que atuará como um centro de competência e incubadora em rede global. Dentre as novidades, estão novos aplicativos de infoentretenimento e navegação, reconhecimento de fala de alto desempenho, funções estendidas do veículo e a profunda integração de ecossistemas digitais no carro trarão benefícios consideráveis aos clientes.

Chamado de AI Lab, a empresa será a responsável por identificar novas ideias de produtos e coordenar internamente dentro do Grupo Volkswagen. O Al Lab também trabalhará em colaboração com o setor de tecnologia na Europa, China e América do Norte, conforme as necessidades irão surgindo. Com isso, a companhia pretende simplificar a colaboração com empresas de tecnologia visando aproveitar ao máximo o potencial de inovação e a velocidade do setor de IA. O objetivo é desenvolver rapidamente protótipos digitais e transferi-los para as marcas do Grupo para implementação.

“Queremos oferecer aos nossos clientes um verdadeiro valor acrescentado com inteligência artificial. Nosso objetivo é conectar ecossistemas digitais externos com o veículo, criando uma experiência de produto ainda melhor”, diz Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen e da Porsche AG. “A colaboração com empresas de tecnologia é crucial para nós. No futuro, pretendemos simplificar a cooperação em termos organizacionais e culturais.”

Volkswagen pretende trazer produtos de IA em seus veículos

A companhia quer integrar continuamente novos produtos digitais com inteligência artificial em seus veículos e oferecer uma experiência aos clientes muito além de seus carros.

Identificar ideias de produtos e produzir protótipos rapidamente

O AI Lab não fabricará modelos de produção, mas servirá como uma incubadora para o Grupo Volkswagen. A empresa identificará novas ideias de produtos ligados à inteligência artificial em todo o mundo e o AI Lab irá então desenvolver conceitos altamente promissores em conjunto com parceiros onde surgir a necessidade, para produzir protótipos iniciais. Além disso, contará com uma equipe de especialistas em inteligência artificial e trabalhará em estreita colaboração com todas as marcas. Representantes de alto escalão dos grupos de marcas formarão o Conselho Fiscal.

A organização fina e poderosa do AI Lab e o envolvimento direto dos grupos de marcas no Conselho de Supervisão permitirão a comunicação entre parceiros iguais no dinâmico setor de IA, agilizarão processos e simplificarão a colaboração entre a indústria automotiva e as empresas de tecnologia.

“Com nosso novo ‘AI Lab’, estamos combinando experiência tecnológica, flexibilidade e velocidade em colaboração com parceiros externos. Isso será crucial no setor de IA altamente dinâmico”, diz Michael Steiner, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Volkswagen e membro do Conselho Executivo, Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG. “Buscaremos iniciativas altamente promissoras no mercado, juntamente com parceiros onde isso for necessário, independentemente dos arranjos existentes e outros elos na produção em série.”

As conversas iniciais sobre os primeiros produtos já estão em andamento com empresas internacionais de tecnologia.

Equipe para gerenciar o novo laboratório de IA

O Conselho de Administração do AI Lab incluirá Carsten Helbing como CEO e Carmen Schmidt como CLO e CBO. Especialistas reconhecidos em inteligência artificial serão responsáveis por funções técnicas de gestão. O Conselho Fiscal será composto por membros dos Conselhos de Administração das marcas Volkswagen, Audi e Porsche.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]