/
/
O que esperar do Grok 3, a nova IA de Elon Musk?

O que esperar do Grok 3, a nova IA de Elon Musk?

Elon Musk promete uma IA superior às disponíveis no mercado com o Grok 3, enquanto intensifica sua disputa com a OpenAI.

Na madrugada do dia 18/2, um grande anúncio é esperado por parte do bilionário Elon Musk que pode mexer com o mundo da Inteligência Artificial. Musk, que já afirmou estar desenvolvendo a “IA mais inteligente da Terra”, deve apresentar detalhes sobre o Grok 3, chatbot criado pela sua startup xAI.

O lançamento gera expectativa após o crescimento da DeepSeek, startup chinesa que rapidamente superou a OpenAI e o Gemini em desempenho e custo. Desde seu lançamento em janeiro, a DeepSeek abalou a indústria ao demonstrar que a China pode competir de igual para igual no setor de IA generativa. Ao mesmo tempo, gerou questionamentos em relação ao tratamento de dados pessoais dos usuários, o que resultou em restrições de uso nos Estados Unidos, especialmente em um projeto de lei para banir a ferramentas de aparelhos governamentais.

Agora, qual poderá ser o impacto do anúncio da nova IA de Elon Musk? A apresentação do Grok 3 pode marcar um novo capítulo na corrida pela liderança em IA. Se o empresário realmente entregar uma tecnologia superior ao de seus concorrentes, a xAI pode se tornar uma concorrente de peso para OpenAI, Google e DeepSeek.

O que já sabemos sobre o Grok 3?

Na última quinta-feira (13), durante uma videoconferência em Dubai, Musk afirmou que o Grok 3 terá “poderosas capacidades de raciocínio” e que “supera tudo o que já foi lançado”. Além disso, destacou que a IA foi projetada para responder a perguntas mais “espinhosas” e que seu sistema tem um toque de sarcasmo — um diferencial em relação a outros chatbots mais neutros.

A xAI já demonstrou sua ambição no setor. Em 2024, a startup arrecadou US$ 6 bilhões para acelerar o desenvolvimento de suas tecnologias. Além disso, no ano passado, o Grok 2 já havia demonstrado competitividade ao rivalizar com os principais modelos do mercado, como o Gemini, do Google.

Outro ponto que reforça a aposta de Musk na IA é o projeto Colossus, um supercomputador que está sendo desenvolvido no Tennessee. O sistema deve fornecer a infraestrutura necessária para treinar os futuros modelos da xAI.

Musk vs. OpenAI

A disputa entre Musk e a OpenAI está cada vez mais intensa. O magnata fundou a xAI como uma desafiante direta à OpenAI, empresa que ele mesmo ajudou a fundar, mas que agora é apoiada pela Microsoft.

Em agosto de 2024, Musk entrou com um processo contra Sam Altman, CEO da OpenAI, alegando que a empresa está violando seu propósito original de ser uma organização aberta e sem fins lucrativos.

Já na semana passada, um consórcio de investidores liderado por Musk ofereceu US$ 97,4 bilhões para comprar os ativos da OpenAI, em mais um capítulo dessa rivalidade. A OpenAI, por sua vez, afirmou que pretende se tornar uma empresa com fins lucrativos para garantir os recursos necessários ao desenvolvimento dos melhores modelos de IA.

Além da disputa no setor de tecnologia, Musk também vem expandindo sua influência política. Ele foi nomeado por Donald Trump para supervisionar o chamado Departamento de Eficiência Governamental, com a missão de reduzir os gastos do governo em US$ 1 trilhão ou mais.

E, você, já separou o balde de pipoca para acompanhar se essa IA será realmente um divisor de águas?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]