Você sabe o que a Copa do Mundo, o Oscar e o Rock in Rio têm em comum? Apesar de serem direcionados para públicos diferentes, os três são eventos de grande porte que recebem alcance midiático global e estão entre os assuntos mais falados antes, durante e depois de seus encerramentos. Nas redes sociais, como o Instagram, por exemplo, a divulgação destes espetáculos se dá de forma massiva em perfis de marcas de diferentes portes e levanta questionamentos acerca das estratégias de marketing recomendadas para esses tipos de conteúdo.
Uma das principais incertezas acerca da divulgação de grandes acontecimentos nas mídias digitais gira em torno da efemeridade deste tipo de conteúdo, considerando que são produções datadas que, muitas vezes, perdem a relevância informativa após o término das cerimônias e acabam cedendo o espaço para acontecimentos mais recentes. Nesse sentido, surge a pergunta que não quer calar: como alimentar as redes sociais com acontecimentos datados?
Antes de mais nada é importante lembrar que investir na divulgação de grandes eventos por meio de redes como o Instagram é uma ótima oportunidade de estreitar o relacionamento entre marca e cliente, gerar mais diálogos e interações e, até mesmo, levar o nome da empresa para um número maior de possíveis leads, uma vez que estas cerimônias possuem muito interesse público e geram buscas orgânicas por parte dos usuários!
Criar conteúdos exclusivos no Instagram é a primeira dica de ouro
Dito isso, vamos ao que realmente interessa! Como manter o engajamento do público que acompanha a Copa do Mundo, por exemplo, no Instagram? Para o professor de Comunicação Social e Design na Universidade São Judas Tadeu, Marcello Farias, primeiramente, é necessário compreender que “a ideia de trabalhar com grandes eventos no Instagram é a possibilidade de gerar engajamento antes, durante e depois do evento e que a forma mais estratégica de fazer isso é estimulando diálogos dentro da plataforma, mantendo ali um engajamento ativo”, afirma o professor, especialista em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA/USP.
“A recomendação para divulgar eventos e manter um engajamento ativo é construir conteúdos exclusivos para o Instagram, possibilitando que a experiência do evento seja expandida para essa mídia. Dessa forma, as pessoas acabam acompanhando o evento simultaneamente: consumindo conteúdos exclusivos produzidos com essa finalidade para o Instagram, além de acompanhar o evento em tempo real”, complementa Marcello Farias.
A criatividade dita o engajamento nas redes
O professor afirma que o planejamento de conteúdos e a análise dos formatos de cada campanha é imprescindível para alcançar o público-alvo no universo digital: “uma ótima maneira de fazer isso é quando esses grandes eventos conseguem enxergar o Instagram de maneira estratégica e criam conteúdos direcionados para a plataforma, que podem ser entrevistas exclusivas, curiosidades do backstage, anúncios oficiais, lives, promoções relacionadas ao evento, e outros formatos de conteúdo que engajam e amplificam a experiência, fazendo com que os usuários se sintam mais participativos em relação ao evento”, argumenta Marcello Farias.
Para o docente da Universidade São Judas Tadeu, todo tipo de postagem criada de maneira estratégica e visando a construção de uma série de conteúdos relevantes para o usuário, possibilita que ainda mais pessoas interajam nas redes, dando origem a uma “atmosfera digital” do evento.
Pré e pós-evento também merecem atenção
Agora, falando em pré e pós-evento, o mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC, pós-graduado em marketing digital pela Universidade de Nova York e em Estratégias de Comunicação pela Universidade de Harvard, também professor da Faculdade Impacta, Mathias Naganuma, conta que uma das melhores estratégias para alimentar o público que acompanha grandes eventos esporádicos é manter postagens informativas relacionadas ao assunto/artista/celebridade. “Além de criar um cronograma que contemple duas postagens semanais e até cinco postagens diárias nos stories, utilizando datas comemorativas, sazonalidades, acontecimentos e notícias sobre o tema em tempo real”, ensina.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, Marcello Farias argumenta que a criatividade é o segredo para movimentar o Instagram não só no pré e pós-evento, como também no decorrer das celebrações. “Uma possibilidade, na fase de pré-evento, são as divulgações oficiais que geram expectativas nos usuários que acompanham esses eventos. Por exemplo, a divulgação de atrações e line-up dos shows, ou a divulgação das pessoas indicadas para concorrer aos prêmios. Isso faz com que as pessoas se engajem com esses conteúdos, compartilhando com outras pessoas ou comentando com as suas opiniões e expectativas”, pontua.
Segundo o professor, durante o evento, a ideia é explorar as mídias sociais para transmitir o que está acontecendo no local de diversos ângulos diferentes. “O Instagram pode ser usado, durante um evento, para transmitir conteúdos que nem todos terão acesso, gerando uma maior visibilidade sobre o que está acontecendo”, diz Marcello Farias, que finaliza dando dicas sobre as estratégias recomendadas para o fim das cerimônias: “no pós-evento, é sempre interessante compartilhar os melhores momentos, relembrar os acontecidos com TBT, e começar a trabalhar na geração de expectativa para a próxima edição”.
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Evento datado é coisa do passado nas mídias sociais
A ideia de que os eventos só podem gerar interesse e engajamento enquanto acontecem não poderia estar mais errada, de acordo com Marcello Farias. “Antigamente, os eventos eram situações datadas que se resumiam a um único momento. Porém, atualmente, é possível entender que as mídias sociais podem manter um engajamento ativo com os fãs daquele evento, mantendo relacionamento, gerando conteúdos e criando expectativas para futuras edições”, explica.
Assim, quando a comunicação é bem trabalhada, é possível fazer com que o evento deixe de ser algo pontual e passe a ser um elo com a comunidade de pessoas engajadas e fiéis que desejam manter o contato com o perfil divulgador, ensina o professor.
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