Pesquisar
Close this search box.
/
/
Grandes eventos no Instagram: como divulgar celebrações com prazo de validade?

Grandes eventos no Instagram: como divulgar celebrações com prazo de validade?

Copa do Mundo, Rock in Rio, Oscar… É possível alimentar o Instagram com eventos esporádicos? Especialistas respondem!

Você sabe o que a Copa do Mundo, o Oscar e o Rock in Rio têm em comum? Apesar de serem direcionados para públicos diferentes, os três são eventos de grande porte que recebem alcance midiático global e estão entre os assuntos mais falados antes, durante e depois de seus encerramentos. Nas redes sociais, como o Instagram, por exemplo, a divulgação destes espetáculos se dá de forma massiva em perfis de marcas de diferentes portes e levanta questionamentos acerca das estratégias de marketing recomendadas para esses tipos de conteúdo.

Uma das principais incertezas acerca da divulgação de grandes acontecimentos nas mídias digitais gira em torno da efemeridade deste tipo de conteúdo, considerando que são produções datadas que, muitas vezes, perdem a relevância informativa após o término das cerimônias e acabam cedendo o espaço para acontecimentos mais recentes. Nesse sentido, surge a pergunta que não quer calar: como alimentar as redes sociais com acontecimentos datados?

Antes de mais nada é importante lembrar que investir na divulgação de grandes eventos por meio de redes como o Instagram é uma ótima oportunidade de estreitar o relacionamento entre marca e cliente, gerar mais diálogos e interações e, até mesmo, levar o nome da empresa para um número maior de possíveis leads, uma vez que estas cerimônias possuem muito interesse público e geram buscas orgânicas por parte dos usuários!

Conheça o Mundo do CX

Criar conteúdos exclusivos no Instagram é a primeira dica de ouro

Dito isso, vamos ao que realmente interessa! Como manter o engajamento do público que acompanha a Copa do Mundo, por exemplo, no Instagram? Para o professor de Comunicação Social e Design na Universidade São Judas Tadeu, Marcello Farias, primeiramente, é necessário compreender que “a ideia de trabalhar com grandes eventos no Instagram é a possibilidade de gerar engajamento antes, durante e depois do evento e que a forma mais estratégica de fazer isso é estimulando diálogos dentro da plataforma, mantendo ali um engajamento ativo”, afirma o professor, especialista em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA/USP.

“A recomendação para divulgar eventos e manter um engajamento ativo é construir conteúdos exclusivos para o Instagram, possibilitando que a experiência do evento seja expandida para essa mídia. Dessa forma, as pessoas acabam acompanhando o evento simultaneamente: consumindo conteúdos exclusivos produzidos com essa finalidade para o Instagram, além de acompanhar o evento em tempo real”, complementa Marcello Farias.

A criatividade dita o engajamento nas redes

O professor afirma que o planejamento de conteúdos e a análise dos formatos de cada campanha é imprescindível para alcançar o público-alvo no universo digital: “uma ótima maneira de fazer isso é quando esses grandes eventos conseguem enxergar o Instagram de maneira estratégica e criam conteúdos direcionados para a plataforma, que podem ser entrevistas exclusivas, curiosidades do backstage, anúncios oficiais, lives, promoções relacionadas ao evento, e outros formatos de conteúdo que engajam e amplificam a experiência, fazendo com que os usuários se sintam mais participativos em relação ao evento”, argumenta Marcello Farias.

Para o docente da Universidade São Judas Tadeu, todo tipo de postagem criada de maneira estratégica e visando a construção de uma série de conteúdos relevantes para o usuário, possibilita que ainda mais pessoas interajam nas redes, dando origem a uma “atmosfera digital” do evento.

Pré e pós-evento também merecem atenção

Agora, falando em pré e pós-evento, o mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC, pós-graduado em marketing digital pela Universidade de Nova York e em Estratégias de Comunicação pela Universidade de Harvard, também professor da Faculdade Impacta, Mathias Naganuma, conta que uma das melhores estratégias para alimentar o público que acompanha grandes eventos esporádicos é manter postagens informativas relacionadas ao assunto/artista/celebridade. “Além de criar um cronograma que contemple duas postagens semanais e até cinco postagens diárias nos stories, utilizando datas comemorativas, sazonalidades, acontecimentos e notícias sobre o tema em tempo real”, ensina.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, Marcello Farias argumenta que a criatividade é o segredo para movimentar o Instagram não só no pré e pós-evento, como também no decorrer das celebrações. “Uma possibilidade, na fase de pré-evento, são as divulgações oficiais que geram expectativas nos usuários que acompanham esses eventos. Por exemplo, a divulgação de atrações e line-up dos shows, ou a divulgação das pessoas indicadas para concorrer aos prêmios. Isso faz com que as pessoas se engajem com esses conteúdos, compartilhando com outras pessoas ou comentando com as suas opiniões e expectativas”, pontua.

Segundo o professor, durante o evento, a ideia é explorar as mídias sociais para transmitir o que está acontecendo no local de diversos ângulos diferentes. “O Instagram pode ser usado, durante um evento, para transmitir conteúdos que nem todos terão acesso, gerando uma maior visibilidade sobre o que está acontecendo”, diz Marcello Farias, que finaliza dando dicas sobre as estratégias recomendadas para o fim das cerimônias: “no pós-evento, é sempre interessante compartilhar os melhores momentos, relembrar os acontecidos com TBT, e começar a trabalhar na geração de expectativa para a próxima edição”.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Evento datado é coisa do passado nas mídias sociais

A ideia de que os eventos só podem gerar interesse e engajamento enquanto acontecem não poderia estar mais errada, de acordo com Marcello Farias. “Antigamente, os eventos eram situações datadas que se resumiam a um único momento. Porém, atualmente, é possível entender que as mídias sociais podem manter um engajamento ativo com os fãs daquele evento, mantendo relacionamento, gerando conteúdos e criando expectativas para futuras edições”, explica.

Assim, quando a comunicação é bem trabalhada, é possível fazer com que o evento deixe de ser algo pontual e passe a ser um elo com a comunidade de pessoas engajadas e fiéis que desejam manter o contato com o perfil divulgador, ensina o professor.


+ Notícias

Copa muda perfil de compras da Black Friday, que fatura menos este ano

Por que o TikTok está superando o YouTube em tempo de tela

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]