As buscas pela expressão “perto de mim” dispararam em 2017, segundo dados capturados pelo motor de busca do Google e analisados pela empresa. No ano passado, a procura por essa expressão quase dobrou, atingindo 75% de crescimento.
Esse fenômeno não tem nada a ver com um aumento inesperado no número de pessoas com carência afetiva. Segundo a empresa, isso acontece porque os consumidores estão cada vez mais procurando comodidade e deslocamento mínimo na hora de buscar por serviços e produtos pela internet.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Mas não é só isso que a pesquisa revela. As pessoas também estão sabendo operar seus celulares como localizadores eficientes. Isso pode parecer pouca coisa para quem já conhece as funcionalidades dos aparelhos celulares e o alcance dos motores de busca. Porém, isso não está claro ainda para uma boa parcela da população, que começa a se inteirar mais das potencialidades das tecnologias de localização.
Os dados revelam ainda que as buscas por “restaurantes próximos de mim” na ferramenta do Google cresceram 210%. “Delivery rápido” cresceu 140% e “bares perto de mim” subiu 12,8%. “Os dados comparam 2017 com 2016.
Os celulares ainda não são os meios mais populares para fechar uma compra, mas são os mais utilizados na hora de procurar informações sobre produtos e serviços na internet. Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad), do IBGE, 92,3% dos brasileiros, em 2016, tinham como principal aparelho para acessar a internet os seus smartphones.
Tendência passageira
Os Estados Unidos registraram esse fenômeno entre 2014 e 2015, com crescimento da procura por termos como “near me” ou “nearby”. Hoje, porém, ela está em queda. Segundo o Google, o público americano já entendeu que os resultados levam em conta a geolocalização e que o motor de busca não precisa ser estimulado nesse sentido, ele já é capaz de processar as informações disponibilizadas pelo GPS e outras ferramentas de maneira natural.