Mecanismos de busca como o Google são a porta de entrada da internet para praticamente tudo o que as pessoas querem saber hoje em dia. Mas quando o que elas procuram é algo para comprar, o buscador deixa de ser líder. Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela companhia de pesquisas Bloomreach, os sites de busca são o primeiro passo para 28% dos pesquisadores. Mais da metade começa diretamente em outra página: a Amazon.
Segundo a pesquisa, que entrevistou 2 mil americanos no início de setembro, 55% dos internautas começam suas compras pelo site da rede de e-commerce, seja para adquirir um produto que já tenham em mente ou então para buscar ideias, comentários e avaliações. O Google e outros mecanismos de busca como Bing ou Yahoo! são o segundo da lista, com 28% da buscas. Todas as outras varejistas, incluindo o Walmart, maior rede de lojas do mundo, são a terceira opção dos compradores online, com a preferência de 16%.
E mais: essa distância está crescendo. Na primeira edição da pesquisa, de setemebro do ano passado, 21% iam para a home page das lojas tradicionais, 34% ainda começavam pelo Google e 44% abriam a página da Amazon para começar os trabalhos. De lá para cá, a companhia de comércio eletrônico abocanhou 11 pontos percentuais das demais.
“A Amazon investiu pesado e ampliou as capacidades de recomendação de seus algorítimos, o que faz com que uma colossal fatia de 75% dos consumidores sintam que nenhuma outra varejista personalize sua experiência melhor do que a Amazon”, afirmou a Bloomreach durante a divulgação da pesquisa do ano passado.
Veja o que mais o levantamento deste ano revelou:
- 9 em cada 10 usuários pesquisam seu produto na Amazon mesmo já tendo encontrado ele em outro lugar
- Por outro lado, 7 em cada 10 procuram o produto em outros lugares depois de já te-los encontrado na Amazon
- A Amazon é melhor quando você já sabe o que quer: neste caso, 59% começam direto por ela.
- Quando não sabe o que comprar, 49% dos internautas começam pela Amazon.
- 58% afirma que já desistiu de comprar no site de uma varejisto e foi para o da Amazon por causa de uma experiência ruim
- Apenas 30%, na outra mão, já desistiu da Amazon por conta da experiência, para procurar a mesma coisa em outro lugar