Pesquisar
Close this search box.
/
/
Disrupção “from me to you”: a gestão by The Beatles

Disrupção “from me to you”: a gestão by The Beatles

Um dos sucessos da primeira fase da jornada dos Beatles ajuda a definir o fenômeno de prosumers (produtores e consumidores simultaneamente). O CM Experience Summit mergulhou nessa tendência. Entenda

“Há alguma coisa que você quer? Há alguma coisa que eu possa fazer? Só me dê um toque que te mando pessoalmente. Com amor, de mim para você”. Essa tradução livre da música “From me to you”, dos The Beatles, simboliza o espírito dos Prosumers. Esse termo procura definir consumidores inquietos que se tornam produtores de alguma coisa – mídia, sapatos, bicicletas, brinquedos e o que mais você imaginar. Todos estão produzindo de tudo e tudo isso muda o valor dos produtos. A audiência, as pessoas, o homem e a mulher comum criam produtos e serviços. Será esse o novo normal? Esse é o espírito FMTY (From me to you).

Há uma força não dimensionada nessa tendência. Vendo a abertura e fechamento de negócios nos EUA – em 2016, 826 micro-cervejarias foram abertas, 97 foram fechadas. Mais de 128 mil empregos foram criados, um crescimento de 5,7% em relação a 2015. Os prosumers podem ter um efeito sobre o paradoxo do emprego e do trabalho? Essa é uma boa questão diante da evolução da Inteligência Artificial. Outro exemplo é a padaria de bolso – Pocket Bakery – de Jack e Lara Prince, com 17 e 14 anos, com quase 100 produtos criados na cozinha de casa e vendendo pela internet.

O poder da audiência pode ajudar a criar comunicação e publicidade efetiva. Um bom exemplo foi a campanha de fotos do iPhone 6, criada com fotos da audiência.

Mais um exemplo da força dos Prosumers e sua capacidade de mobilização e colaboração é a plataforma Giffgaff – uma rede móvel administrada pelas pessoas comuns. Esse é o espírito que rege um novo mindset para o mercado. Comunidades que se mobilizam e se envolvem para criar e conduzir negócios. O Giffgaff é um negócio no qual a audiência cuida da gestão, de forma comunitária.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Quando vemos um negócio desse gênero,  salta aos olhos o anacronismo do modelo de trabalho baseado no turno de 8 horas. Diante da tímida Reforma Trabalhista – que esperamos entre realmente em vigor e seja respeitada a partir de 11/11 – falar em precarização soa como escárnio. Impedir evoluções como essa não seria uma forma de tutela desnecessária? A força de um negócio está na capacidade de arregimentar audiências. E como inserimos a audiência no nosso negócio?

O workshop do Consumidor Moderno Experience Summit permitiu que os participantes exercitassem essa prática, ao provocar discussões multidisciplinares e colaborativas para criar formas de trazer visões diferentes para as empresas representadas no evento. A discussão foi muito rica e trouxe muitas perspectivas diferentes a partir da colaboração.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]