/
/
Como as marcas podem conquistar a Geração Z?

Como as marcas podem conquistar a Geração Z?

Conquistar a Geração Z vai além de publicações engessadas nas redes sociais; é preciso criar um senso de comunidade e surfar no humor e vulnerabilidade dessa turma.
Conquistar a Geração Z vai além de publicações engessadas nas redes sociais; é preciso criar um senso de comunidade e surfar no humor e vulnerabilidade dessa turma.
Foto: Shutterstock.

Atualmente, as marcas precisam tentar sair do óbvio para conseguirem se destacar e conquistar as novas gerações, investindo em boas estratégias que façam sentido com o público-alvo e também nas redes sociais. Afinal, a Geração Z – pessoas de 15 a 29 anos – é considerada cronicamente online e sabe identificar quando uma marca está sendo forçada na internet e quando está sendo autêntica.

Neste cenário de erros e acertos, existem marcas brasileiras que estão fazendo o dever de casa direitinho e dando verdadeiras aulas quando o assunto é conseguir criar conversas e formar comunidades, fazendo um enorme sucesso com a GenZ nas redes sociais. Pois essa geração não quer ver apenas publi no perfil de creators, mas sim fazer parte das conversas. As marcas que entendem isso conseguem se sobressair.

No mundo dos esportes, existem dois grandes exemplos de marcas que estão indo muito bem ao dominar a linguagem da internet e conversar com as novas gerações. Por exemplo, o São Paulo FC entendeu que, para viralizar com esse público-alvo em específico, precisa aprender a rir de si mesmo. Nos bastidores do futebol, entregam memes, bastidores do elenco e linguagens que cabem direitinho no “fyp”, a for you page, do TikTok.

A estratégia deles foi criar um conteúdo nativo, humano e com toque caótico digital. E o resultado foi o melhor esperado: crescimento de engajamento e torcida digital jovem. Tudo isso faz com que a marca fidelize os seus seguidores, estimulando que interajam com o que é publicado ao mesmo tempo que sentem que estão fazendo parte de todo o processo. Fazer conteúdo com foco na GenZ também permite atingir outras gerações, uma vez que o formato e códigos de linguagem permitem que os conteúdos viralizem, atinjam o mainstream, furando a bolha geracional.

Outro time que também é sucesso nas redes sociais é o Corinthians, que já virou um verdadeiro case de community building. A página no TikTok é recheada de trends, interações, bastidores e muitos memes. Tudo isso consegue aproximar ainda mais os seguidores/torcedores do time de forma geral, fazendo com que se sintam parte das conversas, criando relações genuínas com a marca.

A estratégia do Corinthians foi utilizar o potencial do clube com conteúdos nativos como um meio de se comunicar com o público geral, e principalmente com o fã fiel, para se tornarem participantes ativos nas redes. Com isso, conseguiram conquistar um fandom engajado e memes que viralizaram até mesmo fora da bolha do futebol, o que é uma grande conquista para qualquer marca.

O comportamento de consumo de esporte pela Geração Z se alinha a fenômenos maiores. A GenZ está cada vez mais engajando com esportes e lifestyle saudável. Segundo a pesquisa do InstitutoZ da Trope (minha consultoria de GenZ e Alpha) em parceria com a YOUPIX, revelou que 89% da GenZ já se sentiu motivada a adotar novos hábitos de vida saudáveis, como dieta e exercícios, por influência dos criadores de conteúdo. Isso abre precedentes também para os novos formatos de esportes, como a Kings League, que incendeia as novas gerações e a cultura de fandoms, pela paixão pelos times liderados por streamers

Saindo do mundo dos esportes, temos também a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que percebeu que é possível falar de assuntos como transporte, informações técnicas e institucionais com humor, estética e trend de TikTok. Desta forma, conseguiu posts lotados de comentários e identificação, ao usar linguagem jovem para humanizar uma marca institucional.

O que essas três marcas têm em comum? Entenderam que o jogo das redes sociais é sobre participar da cultura e não interrompê-la. Não adianta querer surfar no hype do momento e depois não manter a consistência, pois as novas gerações percebem essa falta de coesão e abandonam a marca. A verdade é que cada vez mais comunidade, memes, storytelling e vulnerabilidade são o novo briefing.

As marcas precisam entender que não dá para manter comportamentos ultrapassados, sem se atualizar e sem buscar compreender os nativos digitais. Fazer estratégias de branding para a Geração Z não é difícil. Na maior parte das vezes, não é necessário rebranding, e sim acrescer uma camada estratégica focada nos novos códigos. E sejamos sinceros: se a sua marca ainda está fazendo post engessado, talvez esteja no time errado. Nas redes, quem joga com a GenZ ganha o jogo, e melhor, continua se mantendo relevante no mercado ao obter bons resultados de negócios.

Luiz Menezes é fundador da Trope, uma consultoria de Geração Z que ajuda marcas a rejuvenescerem suas estratégias de negócio. Luiz é nativo digital, creator, apresentador, empresário e empreendedor.

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas
MAIS +
Mais do que ofertas e preço baixo, a Geração Z valoriza uma boa experiência, com autenticidade, transparência e vulnerabilidade.
Da oferta à experiência: o que a Geração Z espera das marcas na Black Friday
Mais do que ofertas e preço baixo, a Geração Z valoriza uma boa experiência, com autenticidade, transparência e vulnerabilidade.
Em suas memórias, o ator Anthony Hopkins mostra como as oportunidades de carreira podem aparecer quando menos esperamos.
CM Indica: Até que deu tudo certo
Em suas memórias, o ator Anthony Hopkins mostra como as oportunidades de carreira podem aparecer quando menos esperamos.
Relatório Principal Discussions 2025, do J.P. Morgan, revela que propósito, saúde e relacionamentos superam o dinheiro na visão das grandes fortunas globais.
CM Lifestyle: Quais são as prioridades dos bilionários?
Relatório Principal Discussions 2025, do J.P. Morgan, revela que propósito, saúde e relacionamentos superam o dinheiro na visão das grandes fortunas globais.
Lacuna geracional no uso de IA expõe avanço acelerado da Geração Z
Lacuna geracional revela o avanço acelerado do uso da IA pela Geração Z
Pesquisa Yahoo/YouGov revela que a Geração Z usa chatbots de IA de forma intensa, profunda e até pessoal, com lacuna geracional no uso de chatbots.
SUMÁRIO – Edição 295

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
jacques@gpadrao.com.br

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
lucimara@gpadrao.com.br

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
daniela.calvo@gpadrao.com.br

Elisabete Almeida
elisabete.almeida@gpadrao.com.br

Érica Issa
erica.issa@gpadrao.com.br

Gustavo Bittencourt
gustavo.bittencourt@gpadrao.com.b

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
larissa.santana@gpadrao.com.br

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
julia.fregonese@gpadrao.com.br

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
camila@gpadrao.com.br

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
comercial@gpadrao.com.br