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A Geração Z é menos propensa a ter um carro?

A Geração Z é menos propensa a ter um carro?

Concessionárias e marcas encaram desafio de atrair jovens para dentro de lojas, sem deixar de lado necessidades dos consumidores mais tradicionais

“Não sinto a necessidade diária de um carro e acredito que tenho outros investimentos mais importantes no momento”. A frase de Caio Yuke Remza, de 20 anos, reflete a mudança de pensamento das novas gerações em relação à aquisição de automóveis. Ele está entre os sete em cada dez jovens, de 18 a 28 anos de idade, que não consideram a compra do primeiro carro uma prioridade, como revela um estudo realizado pela OLX. Diante de transformações significativas no perfil e comportamento dos consumidores, as concessionárias enfrentam o desafio de encontrar novas estratégias para atrair e envolver as diferentes gerações.

Símbolo de maturidade, status e autonomia desde que chegou ao Brasil, em 1891, o automóvel vem perdendo espaço nas garagens. A obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo, é um dos pontos afetados por esse desinteresse. Mais de 50% dos jovens não haviam emitido o documento até 2018. A crescente preferência por alternativas de mobilidade mais sustentáveis, como aplicativos de transporte e bicicletas, faz com que algumas concessionárias estejam se adaptando às necessidades dos consumidores para trazer as novas gerações para dentro das lojas.

Experiência do cliente é o ponto de virada para concessionárias

Enquanto as expectativas dos consumidores em relação às marcas aumentaram 250% nos últimos anos, segundo o estudo da Brand Keys Customer Loyalty Engagement Index, a inovação emerge como a base para concessionárias que querem atender às necessidades dos clientes modernos, sem deixar de lado o consumidor tradicional.

“Mesmo que tecnologias como veículos autônomos, conectividade, eletrificação e mobilidade compartilhada exijam mudanças em qualquer modelo de negócio, é só aprimorando a experiência do cliente que vamos conseguir acompanhar tudo isso. Agora, o foco não é apenas vender um carro, mas oferecer uma jornada digitalizada e, ao mesmo tempo, humanizada em que o consumidor seja parte ativa do ecossistema”, explica Marcos Pavesi, headcomercial da Dealersites, uma startup paranaense que atua na digitalização do mercado automotivo.

Comportamento é pressionado pela situação financeira desfavorável

Para Marcos Pavesi, as soluções tecnológicas desempenham um papel fundamental na criação de conexões profundas e duradouras, em que a emoção é a peça-chave. “No mundo efêmero e extremamente acelerado em que vivemos, com formatos de anúncios em vídeos rápidos nas redes sociais, há uma corrida frenética para chamar a atenção e interromper o incessante deslizar de dedos pelo feed. É após estabelecer relações autênticas entre a marca e o cliente que vamos conseguir fazer a paixão por um ideal ser transformada pelo amor por uma marca. E esse é o verdadeiro segredo da fidelidade do consumidor”, pondera o head comercial da Dealersites.

Um desafio para além dos algoritmos

Nativos digitais como a Bruna e o Caio já nasceram em uma era ultra conectada e não sabem o que é viver sem internet. Para alcançar esse público, as concessionárias precisam agir de forma diferente, otimizar processos, implementar novas ferramentas e se adaptar às mudanças, apostando em uma venda cada vez mais on-line para tentar fisgar o potencial consumidor de carros da nova geração . “Não apenas os carros precisam ser mais tecnológicos, eficientes e sustentáveis, chegou a hora do processo de venda ser digitalizado para gerar novas experiências”, conclui Pavesi.



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