/
/
Clash aposta em GenAI para transformar setor de crédito e recuperação

Clash aposta em GenAI para transformar setor de crédito e recuperação

O uso da IA generativa pela Clash denota como a empresa está engajada na revolução da recuperação de crédito no Brasil.

Segundo dados do Banco Central e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento das famílias brasileiras alcançou patamares recordes nos últimos anos. Mesmo com o aumento da renda per capita em 2023, o crédito fácil e o consumo impulsionado por recuperação econômica levaram a um crescimento na inadimplência. Hoje, quase 80% das famílias brasileiras convivem com algum tipo de dívida ativa.

Juros elevados, processos de recuperação ineficientes e falta de educação financeira criam um ambiente de vulnerabilidade para o consumidor e um desafio operacional para empresas e instituições financeiras. Nesse contexto, a evolução da forma de fazer recuperação se torna não apenas uma oportunidade, mas uma necessidade.

GenAI para uma revolução no setor de crédito

De olho atento em como as novas tecnologias podem auxiliar o mercado em diversas áreas, a Clash, empresa de investimentos e aceleração de negócios digitais, acaba de anunciar a aquisição da GRB, player do setor de recuperação de crédito e negociação de recuperações. Com mais de 10 anos de atuação, a GRB possui forte presença nos setores financeiro e varejo, e passa a integrar o ecossistema da Clash.

A aquisição da GRB marca um novo capítulo na estratégia da Clash, que se consolida como protagonista na evolução do setor de crédito e recuperação no Brasil, com foco em inovação, automação e Inteligência Artificial generativa (GenAI).

A principal inovação da integração GRB + Clash é a aplicação da GenAI para tornar os processos de negociação mais personalizados, fluídos e empáticos. Ao usar grandes volumes de dados e linguagem natural, a tecnologia é capaz de adaptar abordagens em tempo real, oferecendo experiências que respeitam o momento emocional e financeiro do devedor.

“Estamos vivendo um novo ciclo. Acreditamos que a combinação entre dados, tecnologia e empatia é o que vai moldar o futuro das relações de recuperação. A GRB traz robustez operacional e a Clash entrega a ambição tecnológica para reinventar essa jornada”, diz Rouman Ziemkiewicz, Co-Founder da Clash.

Isso representa uma ruptura no setor, tradicionalmente marcado por interações ríspidas, canais fragmentados e baixa eficiência. “Recuperar crédito sem perder o cliente é uma arte. Com a expertise da Clash no uso de IA generativa, transformaremos essa arte em ciência”, salienta Alexandre Bulgarelli, CEO da GRB.

Além da automação, a Clash aposta em um modelo híbrido: tecnologias de autoatendimento integradas a equipes humanas especializadas, garantindo uma jornada digital completa, sem rupturas, respeitando o canal e o formato preferido de cada cliente.

Educação financeira como parte do plano

A estratégia da Clash vai além da recuperação. O grupo tem investido em iniciativas de educação financeira, incentivo ao consumo consciente e soluções com taxas justas e flexíveis — reforçando seu papel como catalisador de uma cultura de crédito mais saudável no Brasil.

De acordo com a empresa, a transação envolveu desafios relevantes e foi concluída com a atuação do /asbz como assessor jurídico e estratégico da operação, liderado pelo sócio Ricardo Melaré. Além disso, participaram do processo o Itaú BBA, atuando como assessor financeiro, e a PwC, responsável pela due diligence financeira e operacional.

No mercado desde 2016, a Clash acumula R$ 6 bi investidos em empresas, entre elas Mutant, Interaxa e Intervalor. O grupo planeja fechar o ano de 2025 com faturamento de R$ 1 bi.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]