/
/
Garanta que o CX vai acompanhar o crescimento rápido da sua empresa

Garanta que o CX vai acompanhar o crescimento rápido da sua empresa

Procurar ferramentas de automatização de processos é a chave para obter ainda mais clientes satisfeitos com seus produtos e serviços

Crescer sua marca é muito importante, mas não adianta ter alcance se você não tem recursos para lidar com o aumento da quantidade de clientes e consequentemente a demanda de CX. Para isso, a automatização de processos é indicada, como apontou Felipe Procópio, Product Manager da Cora, no painel “Do 0 a 1 milhão de clientes: A jornada da Cora no desenvolvimento de bots eficientes e resolutivos“, do CONAREC 2023.

Criada em 2019, a Cora teve um avanço incrível em apenas 4 anos, acumulando mais de 1 milhão de usuários nesse tempo. “A gente começou a criar tecnologia pro time de atendimento e no final a gente entendeu que isso precisava se tornar um produto”, começa Felipe. “A gente precisa transformar isso não só pra área de CX, mas para as outras operações como segurança do cliente, ou alguma área que analisa risco, uma área que oferece crédito ou qualquer outra operação que for surgir”, adiciona. O que ele quer dizer com isso é que criar esses bots de atendimento eficientes serve para todos os produtos da Cora, que é um banco para pessoas jurídicas. Porque, no fim das contas, todos os serviços precisam de atendimento. “Alguma hora que o outro time erra, ou a hora que o produto erra, isso cai no atendimento, então é como se fosse um funil. Tudo que dá errado vai cair no atendimento. Então essa estratégia precisa funcionar para a empresa inteira”, conclui.

Leia mais:
Como encontrar o colaborador certo para sua empresa

Para Felipe, para quem quer atuar no crescimento rápido de uma empresa, precisa levar em conta que as operações deverão ser reinventadas. “A gente já tá começando a usar a IA generativa que tá todo mundo aprendendo, estamos começando a entender como incorporar isso na operação”, conta, dando “spoilers” de como melhorar o CX. “Estamos criando uma estrutura para que se você precisar crescer mais 1 milhão, 6x, não sofre tanto porque os processos já estão mais padronizados. A tecnologia consegue auxiliar o time, é mais escalável em empresas e as operações como um todo.”

Quais ferramentas usar nesse processo

No caso da Cora, Felipe conta que ao time resolveu optar pela Kore.ai. “Aqui ele vê na hora o que está dando errado, porque a ferramenta cria o fluxo automatizado e aqui ele vê a experiência do cliente em tempo real. Você vem em tempo real o que o cliente está inserindo errado, ou se o problema é da própria plataforma, e conserta isso direto.” Dessa forma fica mais fácil o processo de desenvolvimento por causa da interface da ferramenta.

Outra coisa que ajuda muito é que a Kore relaciona todos os dados dos clientes, não importando por qual plataforma ele acione a Cora. “Antes, se o telefone não estava cadastrado, o e-mail era outro, a gente não conseguia fazer essa relação. Agora, com tudo automatizado, podemos perguntar o CPF e CNPJ e já relacionamos com o cliente, independente da forma de contato que ele usar e se ela foi cadastrada por ele previamente ou não”, explica Felipe.

Leia mais:
Chilli Beans: a marca que vende mais do que óculos

“Toda essa integração cria as tabelas e tudo isso que a gente tá fazendo vai dar uma granularidade de informação pra gente. E aí entra um projeto futuro que queremos fazer, que é ter o cálculo de custo por motivo de contato e por cliente”, conta. Mas, por ainda estarem em uma fase de implementação com todas as ferramentas automatizadas de CX, Felipe explica que deixou mais fácil o contato do cliente com um humano na hora de ser atendido. “A gente quis deixar muito fácil do cliente chegar no atendimento. Então se ele faz duas perguntas e o bot não sabe a resposta de nenhuma, vai para o atendimento. Ou se ele chega no chat e fala assim ‘atendimento’, ele já vai direto.” Isso ajuda na retenção de clientes, afirma. “É uma retenção real, a gente passou no primeiro mês de implementação com uma retenção de 49%. Isso significa que de todo mundo que entrou no chat, 49% não foi para atendimento, o bot conseguiu resolver e o restante foi para atendimento humano, e com todos os dados a gente já tem um plano muito claro de onde que estávamos errando”, completa.

O PM da Cora deixa o aprendizado de que é necessário medir o investimento e entender as necessidades de cada negócio. Se é o atendimento via chat, telefone, WhatsApp, ou o que faz mais sentido para sua empresa, porém sempre pensando em facilitar e transformar processos longos em tarefas curtas, visando a retenção e satisfação do cliente.

 



+ NOTÍCIAS
Cobrança 4.0: como a inteligência artificial e a automação estão transformando o setor
Construir a experiência do cliente com sua marca é fundamental; especialista em branding explica

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]