Pesquisar
Close this search box.
/
/
Finanças x amor: como evitar brigas e economizar

Finanças x amor: como evitar brigas e economizar

De acordo com o SPC, pelo menos 16,7% dos casais brigam por causa de dinheiro e esse percentual chega a 22,7% quando as contas estão em atraso

Quando o casal começa a fazer planos para o futuro ou resolve morar junto, as discussões sobre dinheiro costumam aparecer. Nesse estágio, o relacionamento vira uma espécie de sociedade e o casal tem que administrar contas, emergências e planos futuros.

Porém, o relacionamento pode facilitar a vida financeira ao dividir as responsabilidades, ao contrário do dinheiro virar motivo de brigas entre o casal. Confira algumas dicas para não deixar a administração dos recursos causar problemas no relacionamento.

Comunique-se
Não existe uma maneira certa de fazer o planejamento financeiro. Cada casal tem o seu modo de administrar os gastos e, por isso, a comunicação é indispensável para que ambos entendam as prioridades, expectativas e responsabilidades de cada um. É importante não manter segredos e ser sincero com o parceiro sobre a situação financeira individual e dívidas;

Trabalhe em equipe
Geralmente, uma pessoa é o responsável por administrar as finanças da casa, ainda que haja contribuição de ambos. Mesmo que um fique responsável por gerenciar os recursos no dia a dia, é fundamental que as decisões sejam tomadas juntas e que os dois estejam a par da situação. Criem o hábito de sentar juntos pelo menos uma vez por mês para pagar as contas, discutir despesas e estabelecer ou revisar seus planos;

Estabeleça metas
Converse com o seu parceiro e estabeleçam juntos seus objetivos de curto (até um ano), médio (de um a dez anos) e de longo prazo (acima de dez anos). Pensando em longo prazo, vocês terão mais facilidade com o controle de gastos, evitando despesas supérfluas e conseguindo atingir as metas com mais facilidade;

Previna-se
É comum as pessoas pensarem que não ganham o suficiente para economizar para um imprevisto ou que não têm com o que se preocupar ainda. Esse é o erro mais comum sobre planejamento financeiro: não se preparar para emergências. A falta de um ?plano B? pode causar estresse e brigas entre o casal caso ocorra algum contratempo. Então não deixe de criar uma poupança para os imprevistos;

Anote
Conversar, dividir as contas, estabelecer metas e fazer uma poupança é muito importante, mas quando se trata de dinheiro é importante ter um lugar para registrar os rendimentos e os gastos para não deixar passar nada e perder as contas. Vocês podem usar um caderno, fazer uma tabela em um programa de planilha como o Excel ou ainda usar um aplicativo gratuito como o Finanças Pessoais, onde é possível registrar todos os ganhos, contas e estabelecer metas;

Encoraje a autonomia
No outro extremo, é comum achar que as duas partes de um casal terão ou devem ter estilos de gastos iguais. As pessoas são diferentes e têm prioridades distintas. Dividam as contas da maneira que parecer mais justo, juntem dinheiro para planos futuros, mas não deixem de reservar dinheiro para cada um gastar como julgar melhor.

Fonte: Assessoria de Imprensa Finanças Pessoais App.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]