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Brasileiros adotam ferramentas online como opção para economizar

Brasileiros adotam ferramentas online como opção para economizar

A economia é o grande chamariz dos consumidores para compras online – e isso se aplica também para outras ferramentas. Veja as plataformas mais utilizadas

As compras online entraram de vez na vida dos brasileiros – e isso já faz alguns anos. Um dado curioso é que a economia é o fator determinante para os consumidores comprarem nesse meio. Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), para 60% dos entrevistados o preço é o principal fator de decisão no e-commerce.

Em segundo lugar, vem o frete grátis, com 39% (que também é um fator de economia). Além disso, 27% tomam como base as avaliações de outros consumidores.

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Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, é natural que o consumidor encare o preço de um produto como aspecto determinante para suas compras. “As pessoas tendem a selecionar, dentre as marcas que admira ou gosta, aquela que oferece a melhor relação entre custo e benefício. Portanto, o preço é fator decisivo nesse processo de escolha. Ao lado disso, vale lembrar que há outros parâmetros que o consumidor também leva em conta, como a forma de pagamento, o atendimento, a reputação da loja ou as menções à marca em órgãos governamentais ou sites de reclamação”, afirma.

Novas tentativas

O levantamento mostra que, para economizar, os usuários optam até mesmo por sites desconhecidos: 51% dos entrevistados confessaram já terem optado por uma marca desconhecida por isso.

Fora isso, plataformas online ajudam os brasileiros a economizar em muitos âmbitos da sua vida. As principais ferramentas apontadas pelos consumidores são:

• 51% streaming de filmes;
• 50% aplicativos para ligar para parentes e amigos;
• 44% download de músicas;
• 44% venda de produtos novos ou usados;
• 31% compra de passagens e pacotes turísticos;
• 31% download de jornais, revistas e ebooks.

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SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
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Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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