As compras online entraram de vez na vida dos brasileiros – e isso já faz alguns anos. Um dado curioso é que a economia é o fator determinante para os consumidores comprarem nesse meio. Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), para 60% dos entrevistados o preço é o principal fator de decisão no e-commerce.
Em segundo lugar, vem o frete grátis, com 39% (que também é um fator de economia). Além disso, 27% tomam como base as avaliações de outros consumidores.
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Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, é natural que o consumidor encare o preço de um produto como aspecto determinante para suas compras. “As pessoas tendem a selecionar, dentre as marcas que admira ou gosta, aquela que oferece a melhor relação entre custo e benefício. Portanto, o preço é fator decisivo nesse processo de escolha. Ao lado disso, vale lembrar que há outros parâmetros que o consumidor também leva em conta, como a forma de pagamento, o atendimento, a reputação da loja ou as menções à marca em órgãos governamentais ou sites de reclamação”, afirma.
Novas tentativas
O levantamento mostra que, para economizar, os usuários optam até mesmo por sites desconhecidos: 51% dos entrevistados confessaram já terem optado por uma marca desconhecida por isso.
Fora isso, plataformas online ajudam os brasileiros a economizar em muitos âmbitos da sua vida. As principais ferramentas apontadas pelos consumidores são:
• 51% streaming de filmes;
• 50% aplicativos para ligar para parentes e amigos;
• 44% download de músicas;
• 44% venda de produtos novos ou usados;
• 31% compra de passagens e pacotes turísticos;
• 31% download de jornais, revistas e ebooks.