A rede de Farmácias Pague Menos inaugura nesta quarta-feira (23) a sua unidade de número 700 no País. A loja fica em Araguaína (TO), sendo a terceira na cidade e sétima no Estado.
A varejista parece se multiplicar facilmente. Somente até o fim desta semana, terá inaugurado mais outras cinco lojas ? em Aracaju (SE), Campo Maior (PI), Imperatriz (MA), Acarau (CE) e Cascavel (CE).
O fundador e presidente da varejista, Francisco Deusmar de Queirós, disse que o foco da rede continua sendo a expansão orgânica e abertura de novas lojas em municípios com mais de 80 mil habitantes.
A marca tem sede em Fortaleza (CE), 17 mil funcionários pelo Brasil e é a única rede de farmácias que está presente em todos os Estados brasileiros. Mais da metade das lojas está localizada no Nordeste. O Sudeste vem depois, com pouco mais de 23%, seguido do Norte, Centro-Oeste e Sul.
Com crescimento médio de 22% nos últimos dez anos, a Pague Menos alcançou no ano passado faturamento de R$ 3,7 bilhões. No primeiro trimestre de 2014, registrou crescimento de 12% nas ?mesmas lojas? (unidades com mais de um ano), aumento no tíquete médio de 6,7% e de 15,8% no lucro bruto.
No País, concorre com a Brasil Pharma (1,2 mil lojas divididas em diferentes bandeiras), RaiaDrogasil (986 unidades) e Drogarias Pacheco/São Paulo (803).
SBVC
Em seu nascimento, em maio, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) lançou um estudo abordando os varejistas brasileiros que já operam mais de mil lojas com a mesma marca no País: O Boticário, Ortobom, Subway e Cacau Show.
No grupo das empresas que estão perto de atingir essa marca estão as farmácias Pague Menos, que inaugurou 30 lojas em dois meses, a Via Varejo, Magazine Luiza, Chilli Beans e Óticas Carol.
Leia mais: