/
/
Falha no Facebook atinge quase 50 milhões de usuários

Falha no Facebook atinge quase 50 milhões de usuários

A rede social explicou que ainda não sabe quem são os responsáveis pelo ataque, nem de onde ele partiu. Facebook desconectou 90 milhões de contas

Uma falha de segurança no Facebook afetou quase 50 milhões de pessoas nesta semana. Hoje, a rede social emitiu um comunicado anunciando que o problema foi identificado na última terça-feira após um ataque de hackers à rede social.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno

As investigações ainda estão na fase inicial, mas já se sabe que a brecha está na função “Ver Como” da rede social. O recurso permite que os usuários vejam o próprio perfil como se fosse outra pessoa. O Facebook desativou a função até que o problema seja resolvido.

Cerca de 90 milhões de contas no mundo todo foram desconectadas. Entre elas estão as 50 milhões diretamente afetadas e outros 40 milhões de usuários que usaram a funcionalidade “Ver Como” foram desconectados de todos os canais de acesso por precaução.

O ataque

Durante a ação, os hackers exploraram a vulnerabilidade da função que permite ver seu perfil como se fosse outra pessoa para roubar tokens de acesso. Os tokens são como chaves digitais que permitem que as pessoas não precisem inserir login e senha todas as vezes que usarem o aplicativo ou o site da rede social. Por isso, vários usuários relataram que foram desconectados da plataforma.

A partir do acesso aos tokens, os invasores conseguiram entrar nas contas. O Facebook disse que ainda não sabe se os perfis foram mal utilizados ou se alguma informação foi acessada. A ação pode ter começado em julho de 2017, quando a plataforma realizou uma mudança de código na ferramenta de upload de vídeo, que impactou a funcionalidade “Ver Como”.

A rede social explicou que ainda não sabe quem são os responsáveis pelo ataque, nem de onde ele partiu.

“A privacidade e a segurança das pessoas são extremamente importantes, e sentimos muito pelo ocorrido. É por isso que nós agimos imediatamente para garantir a segurança destas contas e informar os usuários sobre o que aconteceu”, afirma Guy Rosen, vice-presidente de Gerenciamento de Produto do Facebook. Rosen ainda explicou que não é necessário que os usuários mudem suas senhas.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]